Unidade pediátrica, inaugurada no início de maio, é o único centro de pediatria 100% focado em crianças (Kamá Ribeiro)
Inaugurada em maio, a Unidade Pediátrica do Hospital Irmãos Penteado (Uphip) recebeu ontem o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), para a inauguração da Unidade de Terapia Intensiva, que foi construída com 10 leitos pediátricos. A previsão é a de que os leitos comecem a receber pacientes de 0 a 14 anos ainda na primeira quinzena deste mês.
O provedor da Irmandade de Misericórdia de Campinas, Murillo de Almeida, afirmou que a pediatria é uma área carente tanto no setor privado como no público e que o processo de abertura da unidade pediátrica e, agora, dos leitos de UTI, foi feito com agilidade, visando a amenizar as dificuldades do setor, que trabalha abaixo da necessidade de uma metrópole como Campinas.
Ele mencionou que o Brasil perdeu cerca de 60 mil leitos nos últimos 15 anos, o que afeta também a população de Campinas e região. Para ele, o setor de saúde sempre vai precisar de recursos e financiamentos, visto que é um setor que gasta para salvar vidas.
O provedor também lembrou que a cada momento novas tecnologias e medicações surgem e são mais caras, onerando os procedimentos. Pensando no Brasil, com "inflação galopante e recursos minguando", a conta não fecha, entretanto, ele acredita que as parcerias podem ajudar a resolver o problema.
"As parcerias, sejam elas público-privada ou, filantrópica-filantrópica de alguém que acredita em investir na saúde como bem maior do ser humano, são o melhor caminho para formar e reestabelecer criteriosamente a sobrevida do paciente."
Embora não atenda pacientes do SUS, o prefeito de Campinas destacou o reforço que a abertura de novos leitos dará.
"Eu sei sobre a dificuldade que é a abertura de novos leitos, principalmente de UTI e de UTI pediátrica. É uma complexidade não apenas técnica, mas também de recursos humanos. Para nós, é um momento de muita alegria. Quero parabenizar o dr. Murillo (provedor da Irmandade) e toda a equipe técnica envolvida diretamente nessa implantação. Como o Sérgio (Bisogni - presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar) falou, não é destinado a atendimento SUS, mas temos que ampliar leitos em todos os setores, no público e no privado, que muitas vezes sofrem com a demanda acima da capacidade".
O presidente da Rede Mário Gatti comentou que pela sua experiência, enquanto gestor de saúde pública, conhece as dificuldades em relação ao atendimento pediátrico em Campinas, por conta do aumento da demanda, natural do crescimento da cidade.
Ele também destacou que o pior momento ocorre no período de sazonalidade, o que faz com que os leitos para crianças fiquem abaixo da demanda, como aconteceu este ano na cidade. Por isso, reputou como importante a abertura de mais leitos que possam desafogar e melhorar a qualidade do atendimento infantil.
Presente na cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Monte Mor, Alexandre Pinheiro (PTB), afirmou que a ampliação de leitos pode beneficiar também o próprio município. "É um momento de muita alegria para nós, uma vez que o atendimento não será apenas para o público de Campinas. Em Monte Mor, temos uma carência de UTIs e de hospitais e Campinas é um socorro para nós. A inauguração dessa UTI pediátrica é importante não apenas para Campinas, mas para toda a região."
Sobre a UPHIP
A unidade recebe cerca de 100 pacientes todos os dias. Ela funciona 24 horas, todos os dias da semana. A Uphip está instalada em um prédio do hospital que foi reformado e fica separado do atendimento aos demais públicos. "A Uphip é o único centro de pediatria 100% focado em crianças. Outros hospitais têm atendimento infantil, mas inseridos em sua estrutura como uma ala. A UPIP é um hospital isolado e independente, apenas para crianças. Ele não fica dentro do Irmãos Penteado e sim em um prédio próprio, inteiramente reformado e modernizado, com arquitetura e design de interior lúdicos, para acolher os pequenos", explicou à época da inauguração o coordenador clínico Péricles Motta.