Além de ser danosa ao meio ambiente, a prática viola a lei municipal 14.205 de Campinas
Óleo usado por lanchonete é despejado na calçada: irregular (Divulgação)
Uma lanchonete na Avenida Norte-Sul foi flagrada nesta sexta-feira (22) por uma internauta despejando óleo utilizado na cozinha na calçada do estabelecimento, que escorreu para um bueiro.
Além de ser danosa ao meio ambiente, a prática viola a lei municipal 14.205, que determina que os estabelecimentos comerciais devem implantar um sistema de coleta e reaproveitamento do óleo usado na cozinha para a produção de biocombustível e derivados.
“Uma amiga do trabalho já escorregou ali e quase se machucou seriamente”, disse a internauta.
Em poucas horas, a imagem com a infração teve mais de 2,6 mil compartilhamentos e comentários indignados. “É um desrespeito com os pedestres e, principalmente, com o meio ambiente, além de violar a lei”, disse um dos leitores.
A reportagem constatou que a calçada está marcada pelo óleo. Havia sinais de óleo também no cano que sai do muro da lanchonete. “Imagine se algum idoso passa por aqui, pode escorregar, cair e se machucar gravemente”, comenta o aposentado Celso Pereira.
A lei 14.205 obriga as empresas que trabalham com refeições a implantar um programa de coleta do material.
O descumprimento da legislação pode ser punido com multa de até R$ 1 mil. Dinah Galbes, da Vigilância Ambiental, informou que a prática infringe o código sanitário.
Uma equipe será enviada à lanchonete na semana que vem para averiguar o que vem sendo feito. A multa pode chegar a até R$ 10 mil. Nenhum representante da lanchonete retornou as ligações feitas pela reportagem.