coronavírus

Interior ultrapassa Capital em mortes

Novo desenho da pandemia aponta para a disseminação fora da Grande São Paulo e do Litoral

Maria Teresa Costa
21/07/2020 às 07:36.
Atualizado em 28/03/2022 às 22:06
Segundo o secretário do Centro de Contingência, João Gabbardo, o aumento de casos no Interior foi de 24% (Governo de SP/Divulgação)

Segundo o secretário do Centro de Contingência, João Gabbardo, o aumento de casos no Interior foi de 24% (Governo de SP/Divulgação)

O Interior é o novo epicentro da pandemia de coronavírus no Estado de São Paulo, invertendo a ordem inicial da disseminação da doença, que colocava a Capital com o maior número de casos e mortes por Covid. O Interior alcançou a Capital em número de casos de Covid-19, e ultrapassou, em mortes, os registros da Grande São Paulo, segundo informou ontem o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. O Estado chegou ontem a 416.434 casos confirmados da doença desde o início da pandemia e a 19.788 mortes. O Interior tem 40% dos casos registrados de Covid-17 e a Capital, igual percentual, com 166 mil casos cada uma — Litoral e Grande São Paulo respondem pelos 20% restantes das contaminações. Já em relação às mortes, o Interior chegou a 5.612 óbitos e a Grande São Paulo a 5.318. Na última semana, segundo o secretário executivo do Centro de Contingência do Estado, João Gabbardo, o aumento no número de mortes no Interior chegou a 24% — no Estado foi de 14%, na Região Metropolitana de São Paulo, de 2,6%, e na Capital, de 2,6%. Campinas melhora O crescimento da pandemia no Interior de São Paulo se dá em todas as regiões, segundo ele, e alguma delas, como Sorocaba e Campinas, apresentam melhora após o endurecimento nas restrições de funcionamento das atividades, dentro do Plano SP de retomada das atividades econômicas. Campinas se mantém, pela terceira semana consecutiva, na fase de maior restrição do plano, a vermelha. Isso registra, segundo Vinholi, uma inversão na lógica de que a Capital era o epicentro da crise. "Nesse primeiro momento significa uma atenção maior nos gestores desses municípios", disse. Na avaliação das regiões, Vinholi informou que o alerta se mantém nas áreas do Vale do Ribeira, Franca, Ribeirão Preto e Piracicaba. As outras regiões seguem com estabilidade no seus números. Segundo o secretário, houve uma queda de 17% nos números de novos casos de infecção pelo coronavírus na última semana no Estado. "Isso representa uma evolução no Plano São Paulo e dos indicadores do Estado no último período", disse . O governador João Doria afirmou que irá acionar o Ministério Público e a Justiça caso alguma prefeitura não respeite as medidas estabelecidas no Plano São Paulo, o programa de reabertura gradual da economia lançado pelo governo. "Em nome da vida e da saúde, recorreremos a todas as medidas de ordem judicial para proteger vidas", afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por