Medida beneficia 485 mil passageiros que diariamente utilizam o transporte público na cidade
Funcionário da Emdec entrega panfleto com informações sobre o Bilhete Único no Terminal Central (Dominique Torquato/AAN)
A partir desta sexta (1º), cerca de 485 mil passageiros que utilizam diariamente o Bilhete Único no transporte público de Campinas para trabalhar, estudar ou outras atividades, terão mais tempo — 2 horas — para realizar a integração. O número equivale a quase 80% das 620 mil viagens feitas diariamente no Sistema Intercamp nos últimos 12 meses. A média anual de passageiros que utilizam o Bilhete Único é de 15 milhões.
O decreto foi assinado ontem pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB). O evento aconteceu no gabinete itinerante da Prefeitura instalado no Terminal Central, dentro do Viaduto Miguel Vicente Cury. O benefício está valendo desde à 0h de hoje, com a atualização do sistema de validação das catracas eletrônicas e a publicação no Diário Oficial do Município. O novo tempo de integração vigorará automaticamente para todos os cartões do Bilhete Único, ou seja, vale-transporte, escolar, comum e gratuito. A mudança de uma hora e meia para duas horas na integração vale para todos os dias da semana.
De acordo com avaliação do prefeito, duas horas é um tempo que dá para as pessoas se locomoverem e não onera a Prefeitura nem o cidadão. “Com os benefícios que oferecemos no Bilhete Único, e agora a integração de duas horas, vamos valorizando o transporte público, que queremos que tenha tal qualidade que as pessoas que têm carro também usem ônibus”.
Para o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Sérgio Benassi, o benefício deve ser ampliado para uma fatia maior de passageiros. Junto com a nova integração, a Administração lança uma campanha para incentivar os usuários a aderirem cada vez mais ao Bilhete Único, como uma forma mais segura, mais ágil e mais econômica de andar de ônibus.
Recentemente, o presidente da Emdec publicou uma resolução que mudou as regras para aquisição da segunda via do Bilhete Único, reduzindo o valor mínimo de carga para o de apenas duas passagens, ou seja, R$ 6,60, facilitando ainda mais o acesso.
Campanha
Paralelamente ao lançamento do Bilhete Único de duas horas, a Prefeitura inicia uma intensa campanha de valorização e adesão dos usuários ao sistema, que traz mais conforto, agilidade e economia. Durante o evento de ontem, uma equipe da Emdec distribuía panfletos aos usuários de ônibus no Terminal Central com as informações do Bilhete Único de duas horas.
Dados do Sistema Intercamp mostram que em novembro passado as linhas que trafegam pela Avenida John Boyd Dunlop e na região do Padre Anchieta registraram por volta de 195 mil passageiros diários.
Em segundo lugar, vem a área que abrange o eixo Ouro Verde-Rodovia Santos Dumont, com aproximadamente 190 mil giros diários de catraca com Bilhete Único. Em terceiro lugar, as linhas que circulam na região dos Amarais e Barão Geraldo registraram 155 mil utilizações.
No total, novembro de 2012 registrou média de 650 mil passageiros/dia.
PONTOS DE CADASTRO
Sede da Transurc - Rua Onze de Agosto, 757, Centro, telefone 0800-014-0204. De segunda a sexta, das 8h às 18h;
Terminal Central - de segunda a sábado, das 6h às 21h. Domingos e feriados, das 6h às 21h;
Terminal Mercadão - de segunda a sábado, das 6h às 21h;
Terminal Barão Geraldo - de segunda a sábado, das 6h às 21h;
Terminal Ouro Verde - de segunda a sábado, das 6h às 21h;
Terminal Campo Grande - de segunda a sábado, das 6h às 21h;
Terminal Metropolitano - de segunda a sábado, das 6h às 21h;
Poupatempo Centro - de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h.