EM CAMPINAS

Inscrições para curso gratuito de ciência e tecnologia terminam hoje

Estudantes que fizeram o Enem podem se inscrever até as 23h59 desta quarta-feira em busca de uma vaga em Ciência e Tecnologia

Isadora Stentzler/ [email protected]
20/12/2023 às 09:03.
Atualizado em 20/12/2023 às 13:44
Aprovados ganharão moradia e alimentação para dedicação integral ao estudo; alunos terão acesso a laboratórios equipados com tecnologia de ponta e a oportunidade de frequentar laboratórios do CNPEM, como o acelerador de partículas Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil (Kamá Ribeiro)

Aprovados ganharão moradia e alimentação para dedicação integral ao estudo; alunos terão acesso a laboratórios equipados com tecnologia de ponta e a oportunidade de frequentar laboratórios do CNPEM, como o acelerador de partículas Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil (Kamá Ribeiro)

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem se inscrever até as 23h59 desta quarta-feira (20) no processo seletivo para o curso gratuito de Ciência e Tecnologia da Ilum Escola de Ciência, localizada em Campinas. São 40 vagas disponíveis, sendo 50% delas para alunos de escolas públicas. O curso tem duração de três anos e os aprovados ganham moradia e alimentação para se dedicar em tempo integral ao estudo.

A escola é ligada ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A parceria surgiu em 2022 e recebe um incremento de R$ 8 milhões ao ano do Ministério da Educação (MEC) para investir em estudantes apaixonados pela ciência.

Podem participar do processo de seleção todas as pessoas que realizaram o Enem nos últimos três anos. Até serem aprovados, os candidatos passam por três etapas, cada uma com pontuação acumulativa.

Na fase da inscrição, que encerra hoje, os candidatos devem preencher o formulário disponível no site da escola com dados pessoais e responder a perguntas sobre vida estudantil, atividades extracurriculares no ensino médio, interesse em ciência e tecnologia e expectativas em relação ao curso. Essa etapa vale até 100 pontos.

Em fevereiro de 2024, a escola tem acesso às notas do Enem por meio do CPF dos inscritos. Nessa etapa são computados até mil pontos, com ênfase para o desempenho do estudante nas áreas de matemática e redação. Os 100 mais bem avaliados passam à fase seguinte.

A terceira e última etapa consiste em uma entrevista individual online, de até 40 minutos, também de mil pontos. Serão aprovados os 40 candidatos com a melhor pontuação na somatória de todas as fases.

Os selecionados receberão da escola moradia, alimentação, transporte, curso de inglês e um laptop equipado com os softwares essenciais para as atividades acadêmicas. A Ilum também garante a passagem do estudante para o início do curso de graduação, caso não seja morador de Campinas.

Durante toda a graduação, os estudantes devem se dedicar 100% ao estudo. Para isso, são alugadas kitnets próximas à instituição e fornecidos cartões vale-alimentação para que o aluno possa utilizar nos fins de semana em que não está na escola.

As aulas começam e março e têm duração de três anos, totalizando 3.450 horas. Uma vez dentro da instituição, os alunos têm acesso a laboratórios equipados com tecnologia de ponta e a oportunidade de frequentar desde o início das aulas os laboratórios do CNPEM, entre eles o acelerador de partículas Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil.

“Os alunos da Ilum têm acesso a uma formação interdisciplinar diferenciada pelo convívio com a maior infraestrutura de pesquisa brasileira, e a um modelo de aprendizado inovador baseado em técnicas de ensino ativo e em projetos ligados a temas atuais na fronteira do conhecimento”, destaca o diretor da Ilum, Adalberto Fazzio, que é físico e professor titular aposentado da USP.

Segundo ele, a evasão também é mínima e chega a 5% na instituição – em comparação, cursos de Física sofrem com evasão de até 70% em todo o Brasil.

ESTRUTURA E METODOLOGIA

A Ilum Escola de Ciência ocupa uma área de 2,1 mil metros quadrados, com dois andares. Ela possui três salas de aula com estações de trabalho para grupos de seis alunos, todas equipadas com recursos audiovisuais e multimídia.

As aulas teóricas serão concentradas no período da manhã, enquanto o período da tarde será voltado para projetos e experimentos práticos. Para isso, os alunos contam com os laboratórios de Ciência da Vida e da Matéria para atividades práticas de Física, Química, Biologia e Computação, além de equipamentos especiais com microscópios de força atômica e de tunelamento, espectrômetro Raman, além de equipamento de Biomicroscopia.

No período da noite, estudantes que precisam melhorar o domínio do inglês têm aulas gratuitas da língua na instituição.

A abordagem enfatiza projetos e a busca do conhecimento de forma autônoma, além de trabalhar as disciplinas em formato de integração das cinco grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Vida, Ciências da Matéria, Ciências de Dados e Humanidade.

“Esses estudantes têm na Ilum professores disponíveis todo o tempo, além de contarem com aulas bem interativas, onde o aluno é o centro. E há vários diferenciais em relação às universidades. Aqui, proporcionamos uma verdadeira imersão na ciência. Logo no primeiro ano o aluno já tem contato com equipamentos de ponta, além de ser acompanhado por pesquisadores do CNPEM. É um curso pesado, mas gratificante”, frisa Adalberto.

Interessados em participar do processo podem acessar o formulário de inscrição por meio do site: ilum.perseus.com.br/servicos/processoseletivo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por