SITUAÇÃO COMPLICADA

Impasse entre Prefeitura e shopping atrapalha conclusão de obra do BRT

Centro comercial e Prefeitura de Campinas não se entendem

Luis Eduardo de Sousa/ [email protected]
22/06/2023 às 09:27.
Atualizado em 22/06/2023 às 09:27
Local onde será construído uma estação do BRT na John Boyd Dunlop (Kamá Ribeiro)

Local onde será construído uma estação do BRT na John Boyd Dunlop (Kamá Ribeiro)

Um impasse entre a Prefeitura de Campinas e o Shopping Parque das Bandeiras, localizado no Jardim Ipaussurama, está causando atrasos na conclusão de parte das obras do BRT (Bus Rapid Transit) no trecho em frente ao centro comercial, na Avenida John Boyd Dunlop. A entrega completa do sistema de transporte rápido por ônibus, considerada a maior obra de mobilidade da história da cidade, foi adiada e agora está prevista para dezembro de 2024. No entanto, o problema entre o shopping e a administração municipal pode afetar os planos do governo, pois o ritmo das obras nesse trecho pode não acompanhar o restante das intervenções no corredor.

Isso ocorre porque a responsabilidade pela construção de uma estação para passageiros e de um retorno sob a Avenida John Boyd Dunlop é exclusivamente do empreendimento comercial, que ainda não iniciou os trabalhos na avenida e não apresentou uma previsão para fazê-lo. O atraso no início das obras pode, em casos extremos, comprometer o prazo de entrega completo do sistema viário.

Em nota, o Parque das Bandeiras informou que está em contato com a Prefeitura e aguarda definições sobre o projeto antes de iniciar a obra. Já a Prefeitura afirmou acreditar no comprometimento do shopping com o andamento dos trabalhos e que já definiu o que precisa ser feito. Enquanto as obras estão concluídas em outros trechos do corredor John Boyd, apenas o trecho em frente ao shopping permanece parado. Além desse trecho, que ainda não foi iniciado, a conclusão total do corredor, que liga o Campo Grande ao Centro, depende apenas de uma ponte sobre a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) e de um viaduto na altura da Avenida Transmazônica, na Vila Padre Manoel de Nobrega. Ambas as estruturas estão em construção. O fato de as obras não terem sido iniciadas confunde os usuários Bianca Ferreira, uma atendente de 21 anos, expressou surpresa ao questionar: "Haverá uma estação do BRT aqui? Eu não sabia".

De acordo com a Prefeitura, o shopping concordou em realizar a obra como contrapartida para um futuro aumento de suas instalações, o que é chamado de mitigação de impacto na vizinhança. Após o acordo, ficou estabelecido que o centro comercial seria responsável pela construção da Estação Jardim Ipaussurama, localizada imediatamente em frente ao shopping, e de um retorno para o centro da cidade, em formato de passagem sob a Avenida John Boyd Dunlop.

Por sua vez, o shopping declarou que dividiu a execução das obras em cinco fases, das quais três já foram concluídas. No entanto, para finalizar as duas últimas fases, o estabelecimento "está em negociações com a Prefeitura para ajustar o projeto de acordo com as necessidades". A reportagem questionou quais seriam esses ajustes, no entanto, o shopping não se manifestou a respeito.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por