Apagão cibernético global afeta aeroportos e deixa céu menos congestionado
(Rodrigo Zanotto)
Um apagão cibernético global causou grande impacto no tráfego aéreo mundial nesta sexta-feira (19/07/2024), afetando aeroportos de todo o planeta, incluindo o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Imagens capturadas pela plataforma Flightradar24 revelam um céu notavelmente menos congestionado na região, refletindo a redução na movimentação dos voos.
O problema foi causado por uma falha em uma atualização do sistema de segurança Falcon da empresa CrowdStrike, que afetou computadores com o sistema operacional Windows. Essa falha provocou a "tela azul da morte", paralisando diversas operações. Nos EUA, cerca de mil voos a menos foram registrados em comparação com o dia anterior. No Brasil, Viracopos registrou uma manhã com muito menos atividade do que o habitual.
A concessionária de Viracopos informou que a situação foi regularizada no fim da noite. Durante o dia, a suspensão e os atrasos de voos foram constantes, resultando em 55 chegadas e 53 partidas atrasadas, além de 15 voos cancelados.
Outros grandes aeroportos ao redor do mundo, incluindo Tóquio, Amsterdã e Berlim, também relataram problemas operacionais, com companhias aéreas como American Airlines, Delta e United suspendendo seus voos devido a problemas de comunicação. Na Europa, a Ryanair e outras grandes companhias enfrentaram desafios semelhantes, com passageiros sendo aconselhados a chegarem aos aeroportos com bastante antecedência.
No Brasil, além do impacto no setor aéreo, serviços bancários e públicos também foram afetados. Aplicativos de bancos como Bradesco, Banco Pan e Neon apresentaram instabilidades, enquanto algumas prefeituras enfrentaram dificuldades operacionais devido ao problema nos sistemas antivírus.
A CrowdStrike afirmou estar trabalhando ativamente para resolver a situação e assegurou que não se trata de um ataque cibernético, mas sim de uma falha em uma atualização de software. A empresa recomendou que seus clientes mantenham contato através dos canais oficiais para garantir a aplicação das correções necessárias.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram