RODEADA POR ÁREAS RURAIS

Ilhada, Monte Mor é totalmente dependente da Rodovia SP-101

Moradores enfrentam congestionamentos diários por não terem outras vias de acesso

Gilson Rei
24/04/2022 às 10:13.
Atualizado em 24/04/2022 às 10:13
Todos os dias, moradores de municípios da região que precisam circular pela Rodovia Campinas-Monte Mor são obrigados a enfrentar o trânsito congestionado e horas de espera para chegar ao trabalho (Ricardo Lima)

Todos os dias, moradores de municípios da região que precisam circular pela Rodovia Campinas-Monte Mor são obrigados a enfrentar o trânsito congestionado e horas de espera para chegar ao trabalho (Ricardo Lima)

Geograficamente, o perímetro urbano do município de Monte Mor fica praticamente ilhado, pois está abraçado por áreas rurais, chácaras, sítios e fazendas. A cidade apresenta poucas opções de acesso viário aos moradores e visitantes. A grande maioria das pessoas chega ao território municipal apenas pela Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), conhecida como Rodovia Campinas-Monte Mor, enfrentando congestionamentos diários porque os motoristas da região utilizam essa opção para ter conexão com outros municípios.

Para se locomover entre Monte Mor e qualquer outra cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC) com mais segurança, é preciso utilizar a SP-101. Existe a possibilidade de uso de estradas rurais de terra batida, estreitas e sem estrutura. São estradas que ficam no limite de município com Campinas, Hortolândia, Sumaré e Indaiatuba, em terrenos intransitáveis. Não há ligações por vias urbanas.

Rotas alternativas podem ser utilizadas por dentro dessas áreas rurais, porém que resultam em contornos longos e muitas vezes inviáveis. Tanto pela SP-101 como pelas estradas rurais, o trajeto para a entrada e saída de veículos em Monte Mor exige um percurso complicado para a maioria das pessoas que moram na cidade e para a população das quatro municípios que estão no limite territorial: Campinas, Hortolândia, Sumaré e Indaiatuba.

O comerciante José Alves Camargo, morador de Monte Mor, explicou que é muito complicado se locomover para outros municípios. "Quem mora aqui tem que buscar trabalho e estudar por aqui mesmo. Caso contrário, tem uma vida bastante complicada. O município fica ilhado de todas as demais cidades da RMC", reclamou. Segundo ele, o desenho geográfico de Monte Mor dificulta o acesso viário por ser uma cidade envolta por matas e áreas verdes, que acabam deixando-a ilhada e sem eixos de entrada.

Prejuízos econômicos

A população reclama que existem poucas opções de interligação viária, prejudicando os moradores nas oportunidades de emprego, estudo e desenvolvimento socioeconômico. Pessoas de outros municípios reclamam também dos contornos que são necessários para acessar Monte Mor.

Moradores de Monte Mor que trabalham em Campinas, por exemplo, afirmam que chegam a consumir mais de duas horas para percorrer de sua moradia até o local de trabalho, tanto na ida como na volta. A principal queixa da população de todos os municípios envolvidos é que a SP-101 representa o único eixo de ligação e que isso provoca um percurso longo, voltas e contornos, atrasando a vida cotidiana dos usuários. Até o acesso entre bairros dentro de Monte Mor exige um trajeto mais longo, dependendo da região.

A atendente Bianca Stéfani de Oliveira, de 20 anos, e sua mãe Silene de Oliveira, moradoras do Jardim Panorama, reclamaram da situação viária de Monte Mor. Bianca disse que isso é prejudicial, principalmente, porque a cidade fica isolada e não consegue promover o desenvolvimento do comércio. "Ninguém investe na cidade e todos têm que buscar empregos em Campinas. A falta de acesso atrasa a vida porque só tem a SP-101 para entrar e sair. A pista fica congestionada e o município se transforma em um problema", afirmou Bianca. "Para chegar ao trabalho em Campinas, gasto mais de duas horas e meia e não tenho outra opção", comentou.

Silene reclamou das dificuldades até para se locomover para outro bairro dentro de Monte Mor. "Nós moramos no Jardim Panorama e para ir ao bairro Moreira, que é vizinho ao nosso, temos que fazer um retorno até o terminal de ônibus e voltar do outro lado da pista. É um absurdo dar essa volta toda para ir a um bairro vizinho", disse.

A médica veterinária Daniela Rossit Paiossin, moradora de Campinas, disse que trabalha em Monte Mor três vezes por semana e reclamou do acesso ser apenas pela SP-101. "Dá muita volta vir pela estrada. Quem mora na região da Avenida John Boyd Dunlop, por exemplo, poderia ter outros acessos por Campinas, o que cortaria caminho. Os municípios deveriam fazer acordos e criar novos eixos", sugeriu. "A vida é muito corrida e quanto mais facilitar, melhor", afirmou.

O congestionamento constante e intenso nos horários de pico, pela manhã e no final da tarde na SP-101, causa irritação e revolta dos moradores. O motociclista Rafael Milan, que mora em Monte Mor e trabalha com venda de colchões, criticou o congestionamento. "Só tem um acesso à cidade. A SP-101 tem muito trânsito. É complicado. Outras vias poderiam ser criadas, pois isso é ruim para o trabalho e para o estudo. Estudei três anos em Campinas e eram duas horas para chegar em um trajeto que poderia ser feito em menos de meia hora", reclamou.

Mapa mostra isolamento

O principal acesso a Monte Mor é pela Rodovia SP-101, que começa no trevo da Bosch, na Rodovia Anhanguera (SP-330). A partir desse trevo, o motorista precisa percorrer de 15 km a 23 km para chegar à cidade por uma das seis entradas, dependendo do bairro para o qual pretenda ir. A primeira entrada está no Jardim Paviotti, km 15; e a segunda no Jardim Paulista, na altura do km 18. As demais são pelo Jardim São Domingos (km 19), Jardim Campos Dourados (km 20), Jardim Panorama (km 22), mais próximo ao Centro de Monte Mor, e pela Chácara do Sol (km 23), perto da área industrial da cidade.

O desenho geográfico de Monte Mor revela a necessidade da criação de novos acessos ao município. Quem vê o mapa da cidade, percebe que em sua volta existem muitas áreas rurais. O eixo de ligação ao município é pela SP-101, na região Sul do mapa. Há algumas áreas urbanas às margens da rodovia e em alguns pontos isolados. Os residentes nesses bairros só entram e saem de suas moradias por meio da rodovia, congestionando-a ainda mais. Apesar do município ser vizinho de Campinas, Hortolândia, Sumaré e Indaiatuba, não existem várias outras interligações viárias. 

Quem está em Indaiatuba, por exemplo, e pretende ir para Monte Mor, precisa usar a Rodovia Santos Dumont (SP-075), a Rodovia Anhanguera (SP-330) até o trevo da Bosch e seguir, depois, pela SP-101. É uma volta enorme e longa, que inclui até pedágio no meio do caminho.

Quem está em Sumaré e quer ir para Monte Mor tem que seguir pela Rodovia Anhanguera (SP-330) e acessar a SP-101. Outra volta enorme, mesmo sendo um município vizinho. Quem está em Hortolândia precisa utilizar a SP-101, o que é menos complicado, porém, dependendo do bairro, seria melhor ter algum acesso mais próximo.

No caso de Campinas, o acesso a Monte Mor é pela SP-101 e pela estrada rural municipal do Rio Acima, que faz a ligação até a região do Aeroporto de Viracopos. Mesmo assim, é uma estrada estreita e precária, que está passando atualmente por melhorias por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e que é útil apenas para moradores de parte das regiões de Campinas. Poucos locais apresentam interligações, mesmo assim são acessos precários. Em setembro do ano passado, foi dado o pontapé inicial nas obras de melhorias e pavimentação do acesso de terra da vicinal do Rio Acima (MOR-354), em Monte Mor, que vai possibilitar a conexão do Aeroporto Internacional de Viracopos à Rodovia SP-101. Serão investidos R$ 26,9 milhões do Governo do Estado de São Paulo na recuperação da pista e melhorias na sinalização e drenagem.

Outra ligação de Campinas a Monte Mor está localizada entre a região do Jardim Santa Clara e o bairro Campina Grande pela estrada municipal de Campinas CAM-268, que é bastante precária e acessa a área rural de Monte Mor pela região do Espaço Sonho Realizado. Essa estrada municipal chega à Rua José Fernando Bacan, altura do Jardim Alvorada, em Monte Mor, próximo ao km 20 da SP-101. Esse acesso, entretanto é em área rural, pista única de terra, sem estrutura alguma e em condições bem precárias de trânsito.

A área urbana do Recanto das Orquídeas, em Monte Mor, dá acesso ao município de Sumaré, no Parque Dante Marmiroli, onde existe uma estrada municipal de terra. Outra interligação existente fica na região urbana de Hortolândia, no Jardim Amanda II e no Jardim Interlagos, com ruas que acessam áreas rurais de Monte Mor. Além disso, o mapa mostra que o acesso de Monte Mor a Indaiatuba é realizado totalmente por áreas rurais, ligando sítios à região do bairro Helvetia.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por