IDEIA É DESAFOGAR

Hospital de Campinas inaugura unidade pediátrica

Com a Unidade Pediátrica do Hospital Irmãos Penteado pronta, inicia-se a 2ª fase com a construção da UTI, que terá 10 leitos

Ronnie Romanini
04/05/2022 às 09:09.
Atualizado em 04/05/2022 às 09:09
Funcionária arruma a cama e checa todos os detalhes em um dos ambiente da Uphip, unidade destinada exclusivamente para o atendimento de crianças com idade de 0 a 14 anos (Kamá Ribeiro)

Funcionária arruma a cama e checa todos os detalhes em um dos ambiente da Uphip, unidade destinada exclusivamente para o atendimento de crianças com idade de 0 a 14 anos (Kamá Ribeiro)

Nesta terça-feira (3) foi inaugurada oficialmente a Unidade Pediátrica do Hospital Irmãos Penteado (Uphip), destinada exclusivamente para o atendimento de crianças de 0 a 14 anos. O local já estava aberto desde a semana passada, período em que a unidade observou toda a operação e logística para analisar o que ainda precisaria ser ajustado. Com tudo pronto para receber os pacientes, a expectativa agora passa a ser o início da segunda fase da Uphip. Em até 90 dias, a construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) será finalizada, com a abertura de 10 leitos pediátricos.

A partir disso, a intenção é a de dialogar com o poder público para que o atendimento no espaço também possa ser ofertado a pacientes do SUS. "O SUS também precisa de uma área de pediatria mais adequada, o que está em falta. Mesmo com a futura construção do Hospital Mário Gattinho, ainda há uma demanda pediátrica muito grande", afirmou o provedor da Irmandade de Misericórdia de Campinas, Murillo Almeida.

Ele também acrescentou que a ideia é ter, em um futuro próximo, um segundo investimento, voltado à Ginecologia e Obstetrícia e UTI Neonatal. Já existe um planejamento estratégico para viabilizar o projeto, porém, ainda será avaliado o momento adequado para que o plano saia do papel. O desejo, porém, é o de que isso aconteça ainda neste ano.

Estima-se que a Uphip receba até 60 pacientes pediátricos por dia. A partir da instalação da UTI, cujas obras foram iniciadas, esse número deve chegar a 100. Ao todo, o espaço da Uphip tem 800 m² voltados ao atendimento de usuários da saúde suplementar, convênios e particulares. Além disso, ele funcionará 24 horas, todos os dias da semana.

O provedor da Irmandade lembrou que há déficit de leitos pediátricos em Campinas, cuja demanda é excedente, principalmente nos períodos em que é mais demandado por conta da sazonalidade, no período de abril a agosto. "Nesses meses, registramos, infelizmente, muita covid-19 também em crianças. Agora, chegam os casos de dengue e vamos entrar em uma época de acometimento de gripe e de bronquiolite entre os pequenos. Então, isso vai favorecer o que chamo de 'especialidade em quase extinção', porque há poucos profissionais, poucos leitos de enfermaria e UTI para essa área. Temos um coordenador (Péricles Motta) que, por muitos anos, foi coordenador-geral de pediatria do Mário Gatti. Montamos uma equipe de trabalho em parceria com a Beneficência Portuguesa e vamos ter toda a população da própria Beneficência assistida aqui. Eles eram atendidos em vários hospitais de Campinas e região e agora vai haver um lugar específico para esses pacientes".

Ele ainda fez um alerta. "Estamos vendo um recrudescimento da covid nos últimos dias. Crianças que não foram vacinadas estão se infectando, então existe uma grande preocupação nesse aspecto. A abertura (da UPIP) vai amenizar parte do problema e fortalecer todo o município", afirmou.

A opinião do provedor foi compartilhada pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos). Presente na inauguração, ele declarou que a Saúde é um desafio contínuo e quem ganha com essa nova ala de pediatria é a população de Campinas.

As seguintes especialidades médicas fazem parte da Uphip: pediatria, endoscopia, urologia, ortopedia, otorrinolaringologia e cirurgia e neurocirurgia pediátricas.

A unidade funciona em um prédio do hospital que foi reformado e é separado do atendimento aos demais públicos. "A Uphip é o único centro de pediatria 100% focado em crianças. Outros hospitais têm atendimento infantil, mas inseridos em sua estrutura como uma ala. A UPIP é um hospital isolado e independente, apenas para crianças. Ele não fica dentro do Irmãos Penteado e sim em um prédio próprio, inteiramente reformado e modernizado, com arquitetura e design de interior lúdicos, para acolher os pequenos", explicou o coordenador clínico Péricles Motta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por