FACILITANDO A LOCOMOÇÃO

Hortolândia e Vinhedo definem transporte público gratuito para o ENEM

Objetivo da medida é evitar abstenções de estudantes que possam ter dificuldades financeiras

Da Redação
05/11/2023 às 11:10.
Atualizado em 05/11/2023 às 11:10
O primeiro dia da prova do Enem é destinado a questões relacionadas às áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação; o tempo do exame é de 5h30 (Kamá Ribeiro)

O primeiro dia da prova do Enem é destinado a questões relacionadas às áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação; o tempo do exame é de 5h30 (Kamá Ribeiro)

Duas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Hortolândia e Vinhedo, darão gratuidade no transporte público nos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que está marcado para acontecer neste domingo (5) e no próximo domingo, 12. O exame avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Em Hortolândia, a Prefeitura custeará a passagem dos ônibus do transporte coletivo urbano e também anunciou reforço nas linhas para agilizar o deslocamento de quem participará das etapas da prova. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação proporcionará igualdade ao auxiliar os estudantes no transporte até o local da prova devido à situação de vulnerabilidade social de muitos dos candidatos. A gratuidade será para todos. A máxima utilização diária é de quatro viagens. A medida vale a partir de 0h até as 23h59 destes dias.

No último dia 22 de outubro, a linha 3.20 (Orestes Ongaro/Terminal Metropolitano de Hortolândia) também teve reforço de partidas do sentido Terminal-bairro para ajudar os participantes da prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Nas eleições do Conselho Tutelar deste ano e para Presidente da República, no ano passado, a Prefeitura já havia custeado as passagens de ônibus para contribuir com o deslocamento dos eleitores da cidade.

Em Vinhedo os estudantes que utilizarem o transporte público para realizar as provas serão reembolsados pela Prefeitura. O valor gasto com as passagens será devolvido nos cartões de embarque, após o estudante apresentar o comprovante de inscrição à Secretaria de Educação, onde são feitos, todos os meses, os pedidos de créditos para uso no transporte. A medida tem o objetivo de estimular o comparecimento dos vestibulandos às provas e evitar abstenções em razão de dificuldade financeira. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Vinhedo possui cerca de 1.050 alunos que participarão da prova do Enem.

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação, enquanto no segundo dia a prova engloba Ciências da Natureza e Matemática.

DICAS

Os dias que antecedem a realização das provas do Enem são de muita tensão e nervosismo para os candidatos, mas alguns hábitos podem ser adotados para que a ansiedade não atrapalhe o seu desempenho.

A primeira dica é evitar estudos intensos na véspera da prova. “O que eles tinham que ter de aprendizado já deve ter ocorrido, então na última semana a revisão deve ser de forma mais tranquila e sem pressão”, orienta a coordenadora de convivência ética de um colégio de Brasília, Paula Cavalcante.

Ler um livro, assistir a um filme, caminhar e estar com a família e com amigos são boas opções para passar esse tempo. As atividades físicas podem ser uma válvula de escape para a ansiedade, mas também devem ser praticadas com moderação para evitar lesões, diz a professora.

A alimentação na véspera e no dia da prova também merece atenção. A dica é manter fazer refeições leves e evitar alimentos que façam mal ao trato digestivo.

“A véspera do Enem não é dia de comer coisas diferentes”, aconselha a orientadora educacional e psicopedagoga de um colégio do Rio de Janeiro, Adriana Ferreira. Em um momento importante e decisivo como este, a ansiedade é natural, mas deve ser controlada para não atrapalhar o desempenho dos candidatos. “Quanto melhor estiverem emocionalmente, melhores serão os resultados”, diz Paula Cavalcante.

Segundo ela, descansar a mente é extremamente importante neste momento e quem já tem o hábito de fazer meditação ou respiração guiada pode lançar mão desses recursos antes e durante a prova.

Para o momento da prova, a principal orientação da professora Adriana é beber água. “Estudante hidratado consegue pensar melhor”. Ela também aconselha o aluno a levar algum alimento que seja fonte de caloria e também de prazer, como um chocolate por exemplo.

Caso o estudante perceba que o nervosismo está atrapalhando, é indicado beber água e fazer uma pausa para respirar. “Oxigene seu cérebro, isso não é perda de tempo, é ganho, pois se entrar em uma crise de ansiedade, não vai conseguir resolver as questões”, afirma Adriana.

(com Agência Brasil) 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por