Segundo A2 Encontros, que tem sede em Campinas, o público masculino passou a ser responsável por 70% das entradas diárias no site
Realidade desafia poesia e criatividade dos donos dos corações para celebrar o amor, mas shoppings da cidade dão uma forcinha aos apaixonados (Divulgação)
O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus que fechou bares, suspendeu baladas e enclausurou muita gente em casa, trouxe uma mudança significativa no perfil das pessoas que procuram os serviços de encontros virtuais. Segundo A2 Encontros – que se declara a maior agência de relacionamento amoroso estável do Brasil e que tem sede em Campinas - o público masculino passou a ser responsável por 70% das entradas diárias no site. Tradicionalmente, as pessoas do sexo masculino representavam 40% da audiência, diz a dona da A2, Claudya Toledo. Com bares, restaurantes e casas noturnas indisponíveis para os encontros casuais ou primeiros encontros, a responsável pela agência, disse ter passado a promover encontros virtuais a seus clientes e notou um aumento da procura do público masculino pelo novo modelo de aproximação de pessoas interessadas em relações estáveis e saudáveis. Ela revela que no último mês de maio a proporção entre homens e mulheres que procuraram a agência de relacionamentos se inverteu e o público masculino passou a ser responsável pela maioria das entradas diárias no site. Um desses homens que recorreram ao serviço agora durante a pandemia foi o músico Deraldo Ferreira Filho, um brasileiro que vive hoje em Boston, nos Estdos Unidos. Ele diz ter encontrado muita gente interessante e garantiu estar entusiasmado. Projeta encontros não virtuais para os proximos meses, mas reconhece que terá de esperar até o fim da pandemia. Ao ser indagado se consegue esperar até o a retomada da rotina, ele é vago. “Que fim? Isso ainda vai levar tempo”, avalia. “Claro que agora tudo ficou mais difícil em relação a procurar uma parceira sozinho”, diz ele. Mas garante que não se trata de apenas encontrar uma namorada, mas sim de uma companhia que seja madura e duradoura . “É isso que eu quero pra mim”, concluiu Claudya acredita que a mudança do perfil atualmente seja reflexo direto da necessidade de isolamento social e mostra como cada um pode utilizar suas habilidades para lidar com suas emoções e crenças no namoro, ainda que virtualmente. "O isolamento social acabou revelando a necessidade de mais qualidade nas relações. O relacionamento virtual pode ajudar os solteiros a continuarem a se socializar e conhecer novas pessoas, mas muitas vezes é preciso se adaptar aos novos códigos da tecnologia e das interações a dois. É aí que eu entro, com a experiência e os estudos que há 30 anos têm ajudado a unir casais ", explica. Claudya garante que o ambiente também ensina práticas de como se apresentar virtualmente, principalmente entre aqueles solteiros que ainda não se sentem à vontade para namorar virtualmente, mas gostariam de “refinar suas habilidades de namoro", comenta. A agência garante que ajuda a identificar gatilhos de relacionamentos não saudáveis e ensina a etiqueta na paquera virtual. Shoppings Alguns shoppings de Campinas também tentam imprimir um clima especial para o Dia dos Namorados e também em ambiente virtual por conta da pandemia do coronavírus. O Iguatemi Campinas e o Galleria Shopping, por exemplo, promovem ações de relacionamento no ambiente digital. Com o tema I Feel Love, uma das campanhas retrata o dia a dia de casais conhecidos no meio artístico e nas redes sociais. Personalidades terão seus momentos em casa registrados por meio de um shooting à distância na companhia de seus companheiros. A programação do Iguatemi ainda tem lives exclusivas, todos os dias, sobre lifestyle, wellness, beleza, arte, cultura e entretenimento. Além disso, vai promover uma ação no serviço de streaming de música Spotify, em que os clientes responderão, por meio da ferramenta de perguntas que será publicada nos stories do Instagram da Iguatemi (@iguatemi), quais são os seus artistas preferidos para celebrar o Dia dos Namorados. Com base nessas respostas, uma playlist exclusiva será criada, repleta de músicas românticas. O Parque D. Pedro Shopping, lançou campanha também no ambiente virtual e convida os casais a compartilharem suas manias. A campanha para o Dia dos Namorados traz nas redes sociais do shopping conteúdos divertidos e um vídeo cheio de momentos especiais. “Sabemos que as nossas relações e hábitos têm mudado para se adaptar a este novo momento que estamos vivendo, mas o que não muda é a vontade de demonstrarmos o amor que sentimos por outra pessoa. A campanha busca dar um ‘empurrãozinho’ para que os casais relembrem esse amor, expresso em pequenos detalhes, que tornam cada relacionamento único”, comenta Rodrigo Galo, superintendente do Parque D. Pedro Shopping. Os shoppings em Campinas, funcionam em horário reduzido das 16h às 20h.