ATO DE AMOR

Hemocentro da Unicamp realiza ação durante 4 dias em shopping

De terça até sexta, das 15h às 19h, será possível contribuir com o estoque de sangue

Da Redação
03/01/2023 às 09:48.
Atualizado em 03/01/2023 às 09:48
Doador de sangue: interessados podem agendar horário por aplicativo (Kamá Ribeiro)

Doador de sangue: interessados podem agendar horário por aplicativo (Kamá Ribeiro)

Para lidar com a queda de doadores de sangue, típica de período de férias, o Hemocentro da Unicamp estará nos próximos quatro dias - até a sexta-feira (6) - no Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas, em uma ação que pretende aumentar o número de doadores neste que é o período mais crítico do ano. De terça-feira até sexta-feira, das 15h às 19h, será possível ir até o local para contribuir com o estoque do banco de sangue. 

Os interessados podem realizar o agendamento pelo aplicativo do Shopping Parque das Bandeiras. O posto de coleta estará instalado no Piso L3, em frente às lojas Pernambucanas, próximo ao acesso C. A iniciativa acontecerá em outras datas do mês de janeiro, nos dias 17, 18, 30 e 31.

O Hemocentro calcula uma demanda de cerca de 6 mil bolsas por mês - uma média semanal de 1,5 mil bolsas de sangue. Em janeiro do ano passado, apenas 987 foram coletadas na primeira semana do ano, menos de 70% do necessário. Em épocas de férias e festas, a redução de doadores chega a 35%.

O Ministério da Saúde estima que 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, número este inferior ao recomendado, em torno de 2,5% a 3%, que seria a quantidade necessária para evitar o desabastecimento em demandas hospitalares, como nas cirurgias de urgência, emergências ou eletivas. 

Os estoques estão baixos para todos os tipos de sangue, mas, especialmente, para o A e O (positivo e negativo), por serem os tipos mais solicitados pelos hospitais que atendem ao SUS.

Para doar, além de marcar horário pelo app, é preciso ter entre 18 e 69 anos de idade - sendo que maiores de 60 anos não podem realizar doação pela primeira vez. Pessoas com 16 e 17 anos podem se candidatar desde que tenham o consentimento formal e presencial do responsável legal. 

Outros requisitos: pesar 50 kg no mínimo; estar descansado; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, esperar três horas; não fumar duas horas antes e duas horas depois da doação. Caso haja histórico de doenças, como a hepatite, sífilis e malária, não é possível doar. Gravidez e exposição a doenças sexualmente transmissíveis também são empecilhos.

Em caso de síndromes gripais, deve-se esperar 10 dias após o fim dos sintomas. Em relação às vacinas contra a covid-19, quem tomou CoronaVac precisa esperar dois dias para a doação. No caso de outras vacinas, o prazo é de sete dias. Em situação de uso de medicamentos e tratamentos, a análise é individual. Para homens, deve-se respeitar o intervalo de 60 dias entre as doações, com o máximo de quatro doações/ano. Para mulheres, o intervalo é de 90 dias, com um máximo de três doações/ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por