Superlotado

HC da Unicamp deixa de receber novos pacientes

O hospital registra hoje 200% acima da capacidade de estrutura física e de profissionais

Da Agência Anhanguera
11/01/2021 às 18:48.
Atualizado em 22/03/2022 às 12:09
Suspensão no HC impacta rede localr
 (Matheus Pereira/AAN)

Suspensão no HC impacta rede localr (Matheus Pereira/AAN)

Por conta da superlotação, a direção do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) decidiu nesta segunda-feira (11), no final da tarde, suspender o acolhimento de pacientes encaminhados à instituição pela Central de Regulação de Vagas; pelas concessionárias, pelo SAMU, Resgate e Águia. Segundo o setor de comunicação do hospital, o HC registra hoje 200% acima da capacidade de estrutura física e de profissionais e, por isso, precisa “desafogar o Pronto Socorro e reduzir a pressão na porta”. Por conta disso, o hospital decidiu restringir o acesso de procura espontânea e também a de encaminhamentos.

A medida entrou em vigor a partir das 18 horas desta segunda-feira e deve durar por 24 horas, quando então será feita uma nova avaliação da situação.

A direção decidiu ainda, restringir as internações das cirurgias eletivas. Esse tipo de procedimento não é considerado de urgência e normalmente os pacientes são internados no dia anterior à cirurgia. O HC informou, porém, que as cirurgias eletivas de pacientes que já estavam internados nesta segunda-feira seriam mantidas. Segundo o HC, o Estado e as prefeituras já foram comunicadas sobre a decisão.

O hospital diz que as UTIs (Unidades de Terapia Intensivas) Normais estão com 100% de lotação. São 34 leitos; todos ocupados. O mesmo ocorre com as UTIs Covid – todos os 17 leitos ocupados. Além disso, as enfermarias também estão lotadas, garante a instituição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por