Rede supermercadista instala usinas fotovoltaicas ao custo de R$ 5,5 milhões
Usina fotovoltaica instalada na cobertura da unidade da rede de supermercados Covabra na cidade de Limeira: 1.587 placas instaladas, gerando cerca de 858 mil KW/h (Nova Brico)
A rede de Supermercados Covabra (Comercial Varejista Brasileira Ltda), com mais de 33 anos de história e presente na Região Metropolitana de Campinas (RMC), pretende reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) investindo em energia limpa, segura e sustentável em suas unidades. Para isso, deu o primeiro passo com a instalação de duas usinas fotovoltaicas, que juntas tiveram investimentos da ordem de R$ 5,5 milhões. Uma delas fica na cidade de Limeira, onde nasceu a empresa, e a outra em Sumaré, onde está instalado o Centro de Distribuição.
As novidades, que entraram em funcionamento no início do mês de junho, já são resultado do Comitê ESG, criado este ano pela empresa para integrar os aspectos ambientais, sociais e de governança da rede, que está atenta às tendências e preocupações atuais acerca da sustentabilidade. O uso da energia solar fotovoltaica é uma tendência no Brasil, que, em 2022, entrou pela 1ª vez no ranking mundial, ficando na 8ª posição, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Com o crescimento, a energia solar é, atualmente, a segunda maior fonte de energia no Brasil. Com 30,6 gigawatts (GW) em operação, fica atrás apenas da fonte hídrica.
O projeto-piloto, de execução da Novabrico Energia Solar, deve servir de base para o estudo de expansão para as outras unidades da rede, que está distribuída em 11 cidades do interior de São Paulo. Segundo José Antônio dos Santos, diretor da rede Covabra, a companhia busca contribuir para o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases. "O uso da energia solar apresenta vantagem financeira a médio prazo, mas o mais importante é ser uma energia limpa, que é renovável e não causa poluição pela emissão de substâncias", afirma o empresário. A expectativa é que o Covabra evite a emissão de 730.000 kg de CO2 por ano.
"Estamos avaliando as oportunidades de instalação de novas usinas nas lojas que já temos, mas também nas lojas em que iremos inaugurar. Atualmente, em muitas unidades também participamos do Mercado Livre de Energia, que por definição legal, utiliza fontes de energia renovável", disse Fabien Datas, Head de Inteligência Comercial do Cobrava.
Em Limeira, a capacidade de geração poderá atender cerca de 45% da necessidade da loja. Já no Centro de Distribuição em Sumaré, instalado em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída, a energia solar gerada pela usina atenderá até 25% da necessidade energética.
"A expectativa é que a usina do Centro de Distribuição gere cerca de 461 mil KW/h até o final de 2023 e que a usina da loja de Limeira, que é maior, gere cerca de 858 mil KW/h. Em Limeira temos 1.587 placas instaladas e em Sumaré são 1.219 placas fotovoltaicas instaladas", disse Diogo Metzner, gerente de Suprimentos.
De acordo com Fabien Datas, desde a fundação da rede, o Covabra sempre teve um olhar direcionado às oportunidades de apoiar as comunidades onde está inserido, o que inclui o fator ambiental. "Há algum tempo já fazemos ações voltadas ao ESG, com iniciativas sociais, como o Aniversário do Bem, em que aproveitamos a data e focamos em ações de preços baixo e dinâmicas promocionais e assim engajar os consumidores para aumentar o valor de doações para organizações não governamentais (ONGs) e instituições sociais das cidades onde temos lojas", ressaltou.
Na última quinta-feira, inclusive, o Covabra entregou a doação de R$ 5 mil para a protetora de animais Crys Patinhas, que atua em Itupeva desde 2011 e acolhe cerca de 30 animais. Entre 1º de julho e 3 de agosto, foi realizada a campanha Minha Sorte é Animal, uma corrente de solidariedade focada na causa animal, trazendo visibilidade e esperança para instituições e tutores. A rede de supermercados também disponibilizou um espaço para arrecadação de rações e produtos para pets destinados para a ONG em todas as suas lojas.
Visando dar maior ênfase a necessidade de preservação dos recursos naturais, redução de emissão de carbono e ainda a importância de reciclar, a rede decidiu este ano institucionalizar essas questões. "Em 2023 foi decidido que iríamos institucionalizar estas questões, para dar um foco ainda maior para estas oportunidades ESG. O Covabra entende que temos uma responsabilidade social de ser protagonista em ações socioambientais transformadoras das nossas comunidades", disse. "Com a criação do comitê, estamos estudando novas oportunidades de investimentos em favor da sustentabilidade, tanto de iniciativa própria, quanto em parceria com nossos fornecedores da indústria e criando novas frentes de trabalho", completou.
Além da usina de energia limpa, as outras ações sustentáveis da empresa abrangem coletores de pilhas, lâmpadas e embalagens instalados nas lojas e as sacolas oxibiodegradáveis, que se decompõem em menos de dois anos quando expostas na luz solar. "Além disso, na região coberta pela fornecedora de energia Elektro (Pirassununga, Leme, Rio Claro e Limeira), temos a Retorna Machine, em que os consumidores fazem descarte de materiais recicláveis e recebem pontos, que poderão ser utilizados para desconto na conta de luz", completou Metzner.
O Head de Inteligência Comercial do Cobrava ressalta ainda as ações de destinação ambiental correta e reciclagem dos plásticos e papelões utilizados nas operações e no uso dos paletes. Para evitar descartes, os paletes sempre passam por consertos e, quando isso não é mais possível, eles não são simplesmente encaminhados aos aterros sanitários, mas enviados à empresa especializada que o transforma em serragem. A serragem pode ser utilizada de inúmeras maneiras, entre elas para limpeza de óleo, pois ela absorve o resíduo e fica muito mais fácil de fazer a retirada, em oficinas mecânicas é um artifício quase que essencial, pois os derramamentos de óleo combustível e graxa são bem comuns.
HISTÓRIA
Na época da inauguração da primeira loja, em Limeira, em 1989, o Cobrava já se destacou por ter implantado um novo conceito de supermercados para a região e por ter sido o supermercado pioneiro a investir na tecnologia de leitores ópticos em todos os seus caixas. Desde então, a marca não parou de investir e evoluir. Em 2017, inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição em Sumaré, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Sempre oferecendo as melhores instalações com grande variedade de produtos aos seus clientes, hoje, a rede conta com 19 lojas e está presente em 11 cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga, Rio Claro e Vinhedo), empregando mais de 3.200 funcionários.