em Campinas

Grupo ocupa área municipal no Vale do Sol

O grupo se instalou na área com barracas de plástico improvisadas e, com os abrigos, cada um fez uma espécie de demarcação de seu território

Da Agência Anhanguera
26/10/2020 às 09:56.
Atualizado em 27/03/2022 às 19:29
Grupo de ao menos 500 pessoas ocupou uma área pública municipal no bairro Vale do Sol - ao lado do CDHU do San Martin (Wagner Souza/AAN)

Grupo de ao menos 500 pessoas ocupou uma área pública municipal no bairro Vale do Sol - ao lado do CDHU do San Martin (Wagner Souza/AAN)

Um grupo de ao menos 500 pessoas ocupou no final de semana uma área pública municipal no bairro Vale do Sol – ao lado do CDHU do San Martin, em Campinas. Entre os sem-teto há mulheres, crianças – algumas delas de colo – e idosos. O grupo se instalou na área com barracas de plástico improvisadas e, com os abrigos, cada um fez uma espécie de demarcação de seu território. Agentes da Guarda Municipal estão no local, mas líderes do movimento dizem que a intenção é permanecer na área. “Nós estamos aqui porque tem muita gente que não abrigos, consegue mais pagar aluguel”, disse Samuel Martinelli, um dos coordenadores do movimento. “Na verdade, tem muita gente passando forme”, acrescentou ele. Martinelli diz que muitas das famílias são de Campinas, mas também há pessoas de cidades vizinhas, como Sumaré, por exemplo. O coordenador disse que chegou a conversar com agentes da Guarda Municipal – que foram chamados para intervir – mas garantiu que a intenção do grupo é permanecer. “Nós não vamos sair porque não temos para onde ir”, alega. “Todo trabalhador tem direito a um pedaço de terra e essa terra não está sendo usada para nada”, acrescentou. “Nós queremos pagar pela terra, mas que seja um preço justo, porque não vai adiantar nada se cobrarem mensalidade de 1,2 mil reais se a gente ganha mil reais por mês”, argumenta. A Cohab A GM e equipe da Secretaria de Habitação se encontram com equipamento necessário para remoção dos barracos e todas as providências para a desocupação da área que foi invadida na manhã do domingo nas proximidades da Estrada dos Amarais estão sendo tomadas. A equipe da Secretaria segue em negociação com os ocupantes. A área faz parte do Polo 1 de Alta Tecnologia de Campinas, loteamento que é exclusivo para instalação de empresas de tecnologia. A Secretaria de Habitação informa que mantém políticas públicas habitacionais no município com programas nos quais as pessoas podem se inscrever para acessar moradia própria pelas vias legais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por