VALINHOS

Grupo invade escola em obras e vandaliza prédio

Três crianças e dois adolescentes quebraram vidros, portas, paredes e lousas de salas de aulas no final da tarde desta segunda-feira

Alenita Ramirez
alenita.jesus@rac.com.br
21/11/2017 às 23:15.
Atualizado em 23/04/2022 às 02:48

O grupo quebrou vidros, portas, paredes e lousas de salas de aulas; mas a ação foi percebida por guardas civis que patrulhavam o local r (Divulgação)

Um grupo formado por três crianças e dois adolescentes invadiu uma escola em obras em Valinhos, no final da tarde desta segunda-feira (20), e quebrou vidros, portas, paredes e lousas de salas de aulas. A ação foi percebida por guardas civis municipais que patrulhavam o local e os cinco foram apreendidos e levados para a delegacia. Um dos menores tem 8 anos e outros dois, 10 anos. Já os adolescentes têm 12 e 16 anos. As crianças foram entregues para os pais, que vão responder diretamente ao juiz da Vara da Infância e Juventude local. Os dois mais velhos vão responder por danos e serão encaminhados direto para a promotoria também da Vara da Infância e Juventude. De acordo com a Prefeitura, a escola fica no Parque dos Cocais e ainda não foi inaugurada. A obra, iniciada em 2015, foi paralisada em 2016. Ainda segundo a assessoria de imprensa, a atual administração está concluindo uma parceria com a iniciativa privada para finalizar a construção e entregar a escola em funcionamento em 2019. “Quando for inaugurada, será a maior unidade de ensino do município”, frisou a assessoria. Depois que a obra foi paralisada, a unidade passou a ser alvo de vários atos de vandalismo e já está muito danificada. Para coibir as invasões, a Secretaria de Defesa do Cidadão determinou que a Guarda Civil Municipal (GCM) fizesse rondas no local para identificar responsáveis pelas destruições do prédio. Na tarde desta segunda, os guardas civis patrulhavam nas proximidades quando ouviram um barulho na unidade e foram checar. O portão e uma das portas foram arrombados e os menores estavam no interior da escola, quebrando paredes de gesso. Na delegacia, quatro dos garotos, com os seus responsáveis, negaram a prática de vandalismo e afirmaram que apenas invadiram o prédio da escola. Segundo a guarda, um deles confessou a destruição. De acordo com ele, o grupo entrou para “quebrar o que encontrasse pela frente”. “A Guarda Civil vai continuar fazendo o patrulhamento no entorno da escola para garantir que ela fique livre de atos de vandalismo enquanto o município negocia a retomada da obra. Em caso de algum morador identificar movimentação suspeita no prédio ou ao seu redor, pode ligar para o telefone 153 e informar a Guarda Civil. O nome do denunciante permanecerá no anonimato”, frisou em nota a Prefeitura de Valinhos.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por