Com entusiasmo e atenção, os alunos da Oficina do Estudante conheceram o processo de produção do jornal (Kamá Ribeiro)
Um grupo de alunos do Fundamental II do Colégio Oficina do Estudante, das unidades Brasil, Paineiras, Taquaral e Barão Geraldo, viveu ontem a experiência de visitar uma empresa jornalística e de conhecer de perto sua estrutura de administração, sua redação e as etapas de produção de um jornal impresso.
Sob a orientação da professora Simone Victorio, 30 alunos da escola passaram a tarde nas instalações do Correio Popular - publicação do Grupo RAC, na rua Sete de Setembro, Vila Industrial -, onde puderam manter contato com repórteres, Chefia de Reportagem, editores, fotógrafos, paginadores e funcionários de outros setores do jornal.
A visita dos alunos da Oficina do Estudante foi uma experiência gratificante para o Grupo RAC, e abre as portas do Correio Popular para a visitação de outras escolas e estabelecimentos de ensino de todos os graus de Campinas.
O grupo de alunos foi recepcionado pelo Presidente-executivo do Grupo RAC, o empresário Ítalo Hamilton Barioni, e por sua esposa, Aline de Oliveira Rodrigues, Diretora-Comercial. A iniciativa contou com o apoio do Higa Atacado.
Ítalo e Aline fizeram longa exposição e explanação sobre os 95 anos do jornal, a serem comemorados no próximo dia 4 de setembro, e falaram dos projetos em andamento para o fortalecimento da publicação impressa e do Portal Correio.
Durante quase duas horas, os alunos estiveram, também, no auditório do jornal, onde ouviram palestras a cargo do Diretor Editorial do Correio, o jornalista Luiz Roberto Saviani Rey, e do escritor, historiador e presidente da Academia Campinense de Letras (ACL), Dr. Jorge Alves de Lima, que focaram em histórias do Jornalismo campineiro, nos processos de captação de notícias e no gênero “entrevista”, mostrando a relevância da mídia e da difusão de notícias verdadeiras na atualidade.
O Presidente-executivo do Grupo-RAC, Ítalo Hamilton Barioni, fechou a série de palestras, resgatando as origens e a história dos jornais, reforçando o papel e as funções sociais da mídia. Ele agradeceu a presença dos alunos e manifestou o desejo de novas visitas da Oficina do estudante e de outras escolas.