UNIDADES ESTADUAIS

Governo estadual vai ampliar número de psicólogos em escolas

Serão 117 a mais que vão compor o quadro que contém, atualmente, 550 profissionais

Da Redação
03/04/2024 às 08:59.
Atualizado em 03/04/2024 às 08:59
Objetivo do programa Psicólogos nas Escolas é desenvolver ações para a melhoria da convivência escolar (Rodrigo Zanotto)

Objetivo do programa Psicólogos nas Escolas é desenvolver ações para a melhoria da convivência escolar (Rodrigo Zanotto)

A Secretaria de Educação afirmou que vai ampliar o número de psicólogos do programa Psicólogos nas Escolas. Atualmente, são 550 profissionais. A Seduc-SP prometeu mais 117 nas escolas estaduais. Cada um dos psicólogos atuará por 30 horas semanais, no horário de funcionamento das unidades escolares às quais eles estarão vinculados.

A atuação dos profissionais abrangerá a elaboração e promoção de formações, orientações e dinâmicas com os profissionais da educação e estudantes, com o objetivo de prevenir e mitigar conflitos. Outras frentes de atuação são: atuar em caráter universal, com projetos que beneficiem toda a comunidade escolar; em caráter de exceção, eles estão autorizados a fornecer atendimento individualizado e, quando necessário, promover a orientação e encaminhamento para a rede protetiva, como unidades de saúde; e eles devem empregar somente métodos, técnicas e instrumentos de avaliação reconhecidos cientificamente na prática profissional e de acordo com as normativas e diretrizes do Conselho Federal de Psicologia. O objetivo é desenvolver ações para a melhoria da convivência escolar.

PROVA PAULISTA

A partir de segunda-feira, dia 8, as escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começam a avaliar o aprendizado de 2,5 milhões de estudantes no primeiro bimestre do ano. A Prova Paulista será aplicada de acordo com o ano ou série até o dia 17 de abril. Ela é direcionada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Na primeira edição deste ano, o exame será aplicado em um novo modelo. “Além das questões de resposta única, os alunos terão acesso a questões com duas e até três alternativas corretas. O objetivo é ampliar as possibilidades de aferição do conhecimento adquirido pelos estudantes”, explica Patrícia Monteiro, diretora do departamento de avaliação da Secretaria da Educação.

Outra novidade é que neste ano a Prova Paulista foi definida como a primeira fase da nova Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo, a Omasp. O desempenho dos estudantes será o indicador para a participação na segunda fase da competição.

Serão selecionados para a Olimpíada os 30% dos estudantes de cada ano que tiverem as melhores pontuações nas questões de matemática. As escolas terão um cronograma de aplicação da Prova Paulista e cada turma terá dois dias de provas, um deles dedicado a um grupo de disciplinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por