PROJETO-PILOTO

Governo de SP quer descobrir novos talentos olímpicos

Campinas é uma das cidades beneficiadas pelo programa que terá investimento de R$ 150 mi

Israel Moreira/ [email protected]
18/04/2023 às 08:40.
Atualizado em 18/04/2023 às 08:40
Serão capacitados 600 professores de educação física da rede estadual para atuar no projeto em aulas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei (Rodrigo Zanotto)

Serão capacitados 600 professores de educação física da rede estadual para atuar no projeto em aulas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei (Rodrigo Zanotto)

Campinas será uma das dez cidades que participará do projeto-piloto São Paulo Olímpico, anunciado pelo governador, Tarcísio de Freitas. O Programa visa descobrir novos talentos olímpicos nas escolas públicas de São Paulo e conta com parceria das Secretarias de Esportes e Educação. Os investimentos serão de R$150 milhões na iniciativa e capacitação de 600 professores de educação física da rede estadual para atuar no projeto em aulas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei.

“A ligação entre esporte e educação será cada vez mais forte. Quantos talentos têm espalhados pelo Estado? Se dermos incentivo, eles vão aflorar. E essa turma vai fazer as bandeiras de São Paulo e do Brasil tremularem mais alto. Veremos medalhistas saindo do nosso programa, e vão inspirar outros jovens”, destacou o governador.

Para o professor da Faculdade de Educação Física da Unicamp e Especialista em Pedagogia do Esporte, Roberto Paes, o esporte é fundamental e associado a outros conteúdos que podem contribuir com o desenvolvimento humano integral e harmonioso de crianças e jovens. “Entendo que o esporte no ambiente escolar é muito mais do que uma competição para se avaliar ganhadores e perdedores; deve ser compreendido como um fenômeno sociocultural e plural.” 

O Especialista considera três importantes aspectos para ao processo de vivência esportiva escolar no contexto educacional. Segundo Paes, o aspecto tático e técnico deve possibilitar à criança a aquisição das atividades motoras básicas e específicas das diferentes modalidades esportivas, bem como competências físicas e táticas; o aspecto socioeducativo deve proporcionar à criança a oportunidade para atitudes relativas a valores e modos de comportamento, tais como cooperação, inclusão, solidariedade, amizade, autonomia e o aspecto histórico-cultural deve proporcionar à criança o conhecimento da história e evolução do esporte em suas diferentes possibilidades de práticas. “Proporcionar ainda conhecimento e compreensão das regras esportivas, enfim, construir uma cultura esportiva para toda a vida”, completou.

O secretário de esportes de Campinas, Fernando Vanin, entende que o projeto-piloto do governo do Estado vem ao encontro do que se propõe para a cidade. Um programa que alinhe esportes, cidadania e educação. “Desenvolver uma rotina saudável com atividades esportivas com crianças, adolescentes e pré-adolescentes. Temos muitos casos de alunos com obesidade infantil e juvenil, diabete e sedentários. Além de trabalhar com os eles o respeito ao próximo, a disciplina, companheirismo e o saber vencer e perder”.

O Professor Paulo Eduardo Felzke da Diretoria de Ensino/ Oeste de Campinas aponta que o esporte é um transformador social. “As atividades esportivas melhoram e muito o convívio entre a comunidade e o ambiente escolar. O aluno passa a ter o sentimento de pertencimento, o representante de uma classe de aula, de uma equipe esportiva. E a rivalidade, fortalece o ambiente, já que elas só existem dentro de quadra. Fora dela, o respeito prevalece entre eles.” 

Outro fato importante abordado por Paulo Eduardo é a atuação do profissional de educação física. “O professor é como um tutor, muito mais próximo ao aluno do que talvez em uma sala de aula, porque é uma característica da quadra esportiva essa proximidade entre o professor e o aluno. E isso, é olhar para o esporte e estarmos próximo ao próprio aluno. Nós chamamos de pedagogia da presença”, enfatizou o professor.

Projeto

As ações serão divididas em etapas. Primeiramente consiste na iniciação esportiva para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e ocorrerá em parceria com os municípios. Aqueles que se destacarem serão encaminhados a Centros de Formação Esportiva a partir do 6º ano. Posteriormente, poderão ser encaminhados para o treinamento de alto desempenho.

“O objetivo é formar atletas olímpicos e investir no esporte como política pública. Vamos trabalhar a sociedade e seu sentido de cidadania desde os primeiros anos da idade escolar”, afirmou a secretária de Esportes, coronel Helena Reis.

Com 25 anos de experiência no ensino da rede pública estadual, o professor de Educação Física da Escola Estadual Dom Barreto em Campinas, Francisco Basset Junior, considera a capacitação dos professores para o acompanhamento dos alunos como fundamental. “Trabalhar com alunos e promissores atletas requer uma visão humanizada do esporte. Não só formaremos atletas de alto rendimento, mas é necessário compreender o esporte, como espaço de sociabilidade.” 

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