PROVÃO PAULISTA

Governo cria comissão para apurar vazamento de tema da redação

Um dia antes da prova ser aplicada o conteúdo sigiloso circulou em rede social

Da Redação
02/12/2023 às 08:29.
Atualizado em 02/12/2023 às 08:29
Ao todo, são 15.369 vagas oferecidas para 2024, sendo 1,5 mil na USP, 934 na Unesp e 325 na Unicamp; Univesp e as Fatecs oferecem, respectivamente, 2.620 e 10 mil vagas (Alessandro Torres)

Ao todo, são 15.369 vagas oferecidas para 2024, sendo 1,5 mil na USP, 934 na Unesp e 325 na Unicamp; Univesp e as Fatecs oferecem, respectivamente, 2.620 e 10 mil vagas (Alessandro Torres)

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc) confirmou na sexta-feira (1) a criação de uma Comissão de Averiguação de Irregularidades para apurar um possível vazamento do tema da redação do Provão Paulista, que começou a ser aplicado nesta semana em todo o Estado e que garantirá vaga em universidades estaduais. De acordo com as primeiras informações, o tema da redação “Desafios do combate à fome” circulou na rede social TikTok ainda na noite de quarta-feira, um dia antes da prova ser aplicada para alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública. O vazamento envolveu, possivelmente, escolas de Campinas, São Carlos e da zona leste de São Paulo.

O exame teria sido aplicado por engano em uma escola. A prova deveria ser aplicada somente na quinta, mas teria chegado às mãos de alunos um dia antes, na quarta. O Provão, que é a nova modalidade de ingresso ao ensino superior nas universidades públicas, estava marcado para ser realizado nos dias 28 e 29, para alunos do 3º ano, mas foi adiado para os dias 29 e 30 devido ao anúncio de paralisação dos funcionários do metrô, trens e da Sabesp, na capital. A redação foi aplicada no segundo dia de provas. Em Campinas, 31,7 mil alunos fizeram as provas nessas datas.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Educação, a comissão formada conduzirá o processo de análise das solicitações relacionadas ao Provão Paulista Seriado, aplicado pela primeira vez neste ano a estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas estaduais, federais e municipais de São Paulo e de outros estados brasileiros. “Será de responsabilidade da comissão a investigação de possíveis falhas, incluindo os indícios de vazamento do tema da prova de redação da 3ª série em três escolas participantes, e, assim, assegurar a integridade e a imparcialidade do processo seletivo”, cita a nota, acrescentando que apenas nesta edição foram mais de 1,2 milhões de alunos participantes.

Segundo a portaria publicada instaurando a comissão, o grupo será formado por representantes da sociedade civil, além das instituições que aderiram ao Provão, como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e da própria Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), responsável pela aplicação do exame. Inicialmente a comissão terá 30 dias para apurar o possível vazamento do tema da redação, mas o resultado deve seguir em sigilo.

REAPLICAÇÃO

Segundo a Seduc-SP, também será publicado um adendo no edital formalizando datas de reaplicação dos exames nos dias 12 e 13 de dezembro para alunos das 1ª e 2ª séries, e 14 e 15 para os estudantes da 3ª série. Terão direito ao exame adicional apenas alunos da Fundação Casa, de escolas indígenas, de municípios que tiveram feriados nos dias regulares da prova e aqueles que por erro na base de dados não foram inscritos no processo. Na sexta-feira (1), estudantes relataram que não conseguiram fazer a prova, pois seus nomes não apareciam no relatório. As provas foram distribuídas em envelopes lacrados com o nome dos alunos.

Em todo o Estado, mais de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino buscam acesso às universidades públicas paulistas através do novo modelo de acesso ao ensino superior. Em Campinas, 31,7 mil alunos fizeram as provas nos dias 29 e 30 de novembro. Devido à mudança do calendário, os outros estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio fizeram provas na sexta-feira (1), dias 1º , e na próxima segundafeira, dia 4 de dezembro. Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã - das 8h às 12h nos dois dias - e os estudantes mais novos, da 1ª série, no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.

VAGAS

Ao todo, são 15.369 mil vagas oferecidas para 2024, sendo 1,5 mil na USP, 934 na Unesp e 325 na Unicamp. A Univesp e as Fatecs oferecem, respectivamente, 2.620 e 10 mil vagas. Todas as vagas são distribuídas proporcionalmente e igualitariamente entre estudantes da rede estadual de ensino, Etecs, estudantes de outras redes públicas do país e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A parceria das instituições com a Seduc-SP prevê ainda um auxílio a ser pago pelo órgão estadual para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além desse benefício, os estudantes que ingressarem pelo Provão na Unicamp terão acesso, considerando-se sua condição socioeconômica, a auxílios como moradia, alimentação, transporte, entre outros.

Cada estudante pode escolher até três cursos em duas das três universidades públicas estaduais para o primeiro semestre. Por exemplo, dois cursos na USP - em qualquer campus - e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Escolhidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre. Por fim, é possível optar por até três cursos da Univesp, neste caso para o segundo semestre de 2024. Esse processo deve ser feito até o dia 8 de dezembro.

"O Provão Paulista Seriado está entre as mais importantes políticas públicas implantadas pelo Estado neste ano de 2023. É entusiasmante conversar com a nossa rede e saber que, lá na ponta, estudantes estão vislumbrando uma vaga nas instituições públicas paulistas de ensino superior", afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por