ÁGUIA

Governador entrega nova aeronave para Polícia Militar

A prioridade de voo da nova aeronave modelo Esquilo, que custou R$ 10 milhões, será os resgates médicos, comuns em acidentes automobilísticos

Cecília Polycarpo Cebalho
25/03/2015 às 13:22.
Atualizado em 23/04/2022 às 17:26
Governado do Estado de Sâo Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) entregou as aeronaves Águia na manhã desta quarta-feira ( César Rodrigues/ AAN)

Governado do Estado de Sâo Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) entregou as aeronaves Águia na manhã desta quarta-feira ( César Rodrigues/ AAN)

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) entregou nesta quarta-feira (25) mais um helicóptero águia para atuar de Campinas e região. A prioridade da nova aeronave modelo Esquilo do Grupo de Atendimento e Resgate às Urgências (Grau), que custou R$ 10,2 milhões, será o atendimento médico. Assim, o outro Águia poderá ser utilizado principalmente para ações de segurança.   O helicóptero deverá passar por pequenas adaptações para receber maca, cilindro de oxigênio e outros equipamentos. A cerimônia de entrega ocorreu no heliponto da PM, no Jardim do Lago.O esquilo é o 22º helicóptero do grupamento aéreo do Estado. "Ele tem a tecnologia mais moderna para voos noturnos e manobras complicadas", disse o governador, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes.   A aeronave AS350 B2, da Helibras é uma das mais modernas do tipo para segurança pública e defesa. Com painel completamente digital, ela identifica obstáculos em até 300 metros de distância e mecanismos para voos noturnos seguros. Ela também é facilmente adaptável para socorro, pois já tem guincho de salvamento externo.   "A eficácia da assistência e a rapidez no atendimento faz toda a diferença no salvamento por mortes externas"Nos próximos dias, os bancos traseiros da aeronave serão retirados para a instalação de uma placa metálica, usada como maca e onde os pacientes recebem os primeiros socorros depois de resgatados.     O equipamento era demanda antiga do Comando de Policiamento do Interior 2 CPI2), que atende além de cidades da região de Campinas, Mogi Guaçu, Bragança Paulista e Jundiaí. O Águia de Campinas faz, no mínimo, 40 horas de voo por semana. Muitas vezes, a aeronave é requisitada para duas ocorrências simultâneas, mas precisa dar prioridade sempre aos casos de salvamento.A unidade de Polícia Militar da cidade atende mais de 4 milhões de habitantes da região, desde 1997. Em 2010, ela passou a incluir resgastes em suas funções.InvestigaçõesAlckmin anunciou também que foi publicada hoje a resolução para disciplinar o procedimento a ser adotado em casos de morte de agentes de segurança no exercício da função ou então em mortes de civis envolvendo policiais. O objetivo, segundo o governador, é garantir a eficácia e a transparência na condução dos casos. A partir da publicação da norma, a equipe que atender a ocorrência deverá preservar o local até a chegada de delegado e realização da perícia. A Corregedoria da Polícia também deverá ser acionado e Ministério Público comunicado da ocorrência. Em casos de mortes decorrentes de intervenção policial, a autópsia sempre será feita. As corregedorias terão 120 dias para concluir as apurações administrativas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por