Moradores atiraram com arma de fogo e jogaram objetos em guardas em eventos distintos após serem orientados a irem embora
(Wagner Souza/AAN)
A Guarda Municipal (GM) de Campinas dispersou mais de mil pessoas que participavam das comemorações da virada do ano na Praça Grande, na Vila Brandina, na madrugada desta sexta-feira (1º). Os guardas chegaram ao local, após denúncias anônimas de pertubação de sossego. Os agentes foram recebidos a tiros, mas ninguém ficou ferido e nem foi preso.
A ação foi realizada durante trabalho de fiscalização da GM com outros departamentos da Prefeitura contra descumprimento de regras sanitárias de combate e prevenção à Covid-19, durante o Reveillon. De acordo com o comandante da guarda, Márcio Frezarin, em um período de 24 horas – da manhã de ontem até esta manhã – foram feitos 73 atendimentos, dos quais 23 por descumprimento de regras sanitárias, 32 por perturbação de sossego e 18 pela Lei do Pancadão.
Na Vila Brandina, a GM foi acionada por volta das 3h da madrugada. A informação era de que havia som alto na praça, com algazarra e aglomeração de pessoas. Os guardas seguiram até o local e depararam com cerca de mil pessoas na praça que, além do som alto, alguns motoristas praticavam direção perigosa, com carros e motos. Foi necessário o uso de bomba de efeito moral para dispersar as pessoas.
No bairro Vida Nova, a GM também deparou com situação semelhante na praça do bairro. Os guardas foram atacados com bolas de bilhar e bombas. Também foi necessário o uso de bom de efeito moral. Ninguém foi detido e nem ferido.
Valinhos
Já a Guarda Municipal de Valinhos dispersou uma aglomeração de aproximadamente 250 moradores por volta de 1h desta sexta-feira (1º), em uma rua que fica entre os bairros Ana Carolina e Águas Novas.
Segundo a corporação, o grupo realizava direção perigosa ao empinar motos, além de perturbação do sossego com som alto em veículo e motores das motocicletas. Até uma moça grávida estava no local. O grupo deixou o local assim que as viaturas da guarda chegaram. Ninguém foi detido.