Preparativos finais para amanhã (foto); Exército, Bombeiros, Defesa Civil participarão do evento, além de entidades da sociedade civil (Rodrigo Zanotto)
Para celebrar os 201 anos da Independência do Brasil, um desfile cívico-militar acontece na quinta-feira (7), a partir das 8h, na Avenida Francisco Glicério, Centro de Campinas. A cerimônia de abertura será no palco principal, instalado no Largo do Rosário (Praça Visconde de Indaiatuba), com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Campinas. A expectativa da Prefeitura é reunir aproximadamente quatro mil pessoas. Durante o feriado, alguns serviços públicos não terão expediente. Apenas os considerados essenciais manterão plantão de atendimento.
A Semana da Pátria foi aberta oficialmente na última segunda-feira, dia 4, com o hasteamento da bandeira do Brasil e a execução do Hino Nacional, pela banda oficial do Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI2) e pela banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A solenidade foi no Palácio dos Jequitibás, sede do governo local.
“O desfile deste ano será muito grande, bonito, bem organizado e que será um sucesso. E esta abertura da Semana da Pátria é importante para renovar os nossos laços, o nosso amor ao País, à pátria em que a gente nasceu”, disse Dário Saadi.
Segundo informações da Prefeitura, a concentração para o início do desfile será em frente ao Largo do Pará, na Avenida Francisco Glicério, no cruzamento com a Avenida Aquidabã. O trajeto segue o eixo da Glicério e a dispersão ocorre na avenida Orosimbo Maia.
O evento terá a participação de integrantes do Exército, Escola de Cadetes, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Defesa Civil. Também haverá a participação de escolas públicas e particulares e de outras entidades representativas da sociedade civil, como o Lar dos Velhinhos, Escoteiros, Patrulheiros e delegações de outros países. O desfile contará com a participação de agrupamentos motorizados do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Após o desfile, acontece o tradicional "Grito dos Excluídos". A proposta do Grito dos Excluídos e Excluídas nasceu em uma reunião de avaliação do processo da 2ª Semana Social Brasileira, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu nos anos de 1993 e 1994. Uma das motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do Grito foi fazer um contraponto ao da Independência. Nesse sentido, desde 1995, o ato tem como objetivo levar às ruas os gritos ocultos, sufocados, silenciosos e silenciados que emergem dos campos, porões e periferias das cidades visando à construção de uma nova sociedade justa, solidária, plural e fraterna.
CONFIRA ABAIXO COMO FUNCIONARÃO OS SERVIÇOS NO FERIADO
DEFESA CIVIL – Atendimento 24h, com chamadas por meio do telefone 199.
GUARDA MUNICIPAL – Manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo telefone 153.
SANASA/ÁGUA E ESGOTO – Equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará através do 3735 5000 / 0800 7721195.
MERCADO MUNICIPAL – Abre das 7h às 12h, na quinta, dia 7. Nos demais dias, segue o horário de rotina: sexta, das 7h às 18h; sábado, das 7h às 16h, e domingo, das 7h às 12h (facultativo).
BOSQUES – Todos os bosques e parques da cidade abrem normalmente na quinta-feira, dia 7, assim como durante todo o feriado.
COLETA DE LIXO DOMICILIAR - Será feita somente nos setores alternados, período diurno.
COLETA DE LIXO HOSPITALAR – Será feita somente nos grandes geradores (serviços de saúde com maior geração de lixo).
COLETA SELETIVA – Não haverá.
SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE – Os centros de saúde e policlínicas permanecem fechados nesta quinta, 7, sexta, 8, e sábado, 9 de setembro. O funcionamento volta ao normal na segunda-feira, 11 de setembro. Os prontos-socorros do Mário Gatti e do Ouro Verde, assim como o Samu e as UPAs Campo Grande, São José, Anchieta e Carlos Lourenço funcionam normalmente, 24h.
CENTRO PÚBLICO DE APOIO AO TRABALHADOR (CPAT) – As unidades do CPAT do centro e nos Agilizas do Campo Grande e Ouro Verde encerram atendimento na quarta-feira, 6 de setembro, às 16h30 e retomam na segunda-feira, 11 de setembro, às 7h30.