CAMPINAS

Gaeco deflagra operação para apurar extorsão

A suspeita da promotoria é de que dois prefeitos e dois secretários municipais estão entres vítimas

Moara Semeghini
moara.semeghini@rac.com.br
01/04/2014 às 09:00.
Atualizado em 24/04/2022 às 14:00

Policiais Militares participam de Operação do Gaeco: 12 mandados de busca e apreensão no Centro de Campinas (Dorinaldo Oliveira/AAN)

Uma operação iniciada na madrugada desta terça-feira (1º) pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da a Corregedoria da Polícia Civil e o Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) desmontou uma quadrilha suspeita de estelionatos contra agentes públicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), entre eles integrantes das prefeituras de Jaguariúna e Monte Mor.   Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e dois advogados foram presos em flagrante pela prática dos crimes de receptação e porte ilegal de munição. Advogados e policiais são suspeitos de envolvimento com a quadrilha. A suspeita da promotoria é de que os prefeitos das duas cidades e dois secretários municipais teriam sido vítimas dos estelionatários. Em nota, o Executivo de Monte Mor informou que os secretários de Segurança Pública Adelício Paranhos e o de Assuntos Metropolitanos e Relações Institucionais, Miguel Padilha, foram vítimas da tentativa de extorsão. Ainda segundo interlocutores do governo do prefeito Thiago Assis, os suspeitos cobraram R$ 150 mil pela defesa e apresentaram relatórios com assinaturas falsas de promotores do Gaeco. O contato dos secretários foi feito com o advogado Fabiano Panattoni. Um dos advogados envolvidos chegou a ser detido nesta terça porque munições de uso restrito foram encontradas em sua casa. Dois policiais também são investigados por suspeita de integrar a quadrilha. Na casa de um deles, os promotores encontraram R$ 16 mil.   Três advogados prestaram depoimento na Corregedoria. O promotor que investiga o caso, Amauri Silveira Filho, não comentou o assunto até o momento. (Colaborou Milene Moreto)

Veja também

Delegado Licurgo sai do comando da Deinter 2 Foi nomeado para o posto Kleber Antonio Torquato, da 1ª Delegacia Seccional de Polícia da Capital  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por