REFÉNS DO CRIME

Gabinete de Segurança terá ação regional contra o crime

Secretário confirma, em entrevista ao Grupo RAC, criação de órgão para unir dados da PM e Civil

Luciana Félix
28/02/2013 às 09:35.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:54
Secretário estadual de Segurança, Fernando Grella Vieira (ao centro), com Jonas Donizette e o secretário municipal Luiz Augusto Baggio: estratégia integrada contra o crime (Shana Pereira/AAN )

Secretário estadual de Segurança, Fernando Grella Vieira (ao centro), com Jonas Donizette e o secretário municipal Luiz Augusto Baggio: estratégia integrada contra o crime (Shana Pereira/AAN )

O secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, anunciou ontem, em visita ao Grupo RAC, a criação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo (Ciisp). O órgão, com sede na Capital, une as polícias Militar e Civil, além de membros da secretaria de Administração Penitenciária (SAP), para juntos traçarem diretrizes de inteligência na área de segurança pública por meio da troca de informações e do trabalho integrado. Segundo Grella, as principais operações da PM e da Civil em todo o Estado começarão a ser planejadas na Ciisp, com a participação dos comandos regionais.

Além de unificar as informações das polícias no Estado, o centro serve também como base para a criação de um banco de dados que deve auxiliar no trabalho de mapeamento do crime e de investigação. Essas informações serão utilizadas em um software que está sendo desenvolvido pelo Estado para congregar informações das duas polícias em um mesmo local.

“Hoje é tudo separado e leva um tempo grande para fazermos certos tipos de mapeamento. Com a nova ferramenta, as policiais terão, de maneira fácil e rápida, informações importantes de locais com índices de criminalidade, de pessoas, entre outros dados para o desenvolvimento de ações”, explicou o secretário.

Grella informou que atualmente trabalham no local quatro policiais militares e quatro civis, além de um membro da SAP. “Eles pegam as informações e desenham operações em todas as cidades do Estado. É uma integração que vai facilitar o combate ao crime e dar informações ao governo. Faremos ações especializadas e estudos com o objetivo de prevenir, neutralizar e reprimir o crime.” A pasta informou que haverá também troca de informações com a Polícia Federal (PF) quando for necessário.

O decreto autorizando a criação do departamento foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado. Também caberá ao Ciisp articular e integrar as atividades de inteligência de segurança pública de forma cooperativa, respeitando as ações de planejamento e execução dos respectivos órgãos que as integram.

Conselho gestor

O conselho gestor do novo órgão será presidido pelo secretário da Segurança Pública — ele definirá as normas para a implantação dentro de um prazo de 30 dias. O Centro Integrado de Inteligência está instalado nas dependências da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em São Paulo.

O Ciisp também passa a ter novas atribuições. Desde 2007 havia um Centro Integrado que atuava como um Gabinete de Crise e Sala de Situação, onde convergiam informações de ocorrências de grande clamor público. Com o decreto de ontem, ficam ampliadas as ações integradas, além de agregar a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por