Houve registro de queimadas em Valinhos e também no bairro do Campo Grande ,em espaços de mata fechada, na noite de sábado (1°)
Fumaça branca com cheiro forte de queimada na Avenida Aquidaban, na manhã deste domingo (2), em Campinas (Adriana Leite/ AAN)
A cidade de Campinas amanheceu neste domingo (2) encoberta por uma fumaça branca com forte cheiro de queimada, e que foi percebida em diversos bairros, - principalmente nos que ficam próximos a Valinhos. De acordo com o bombeiro Alisson França, do grupamento do Centro, não havia registros de focos de queimada no município no dia de hoje, mas no sábado (1°), entre as 20h e 23h, alguns casos foram registrados em Valinhos e também no bairro Campo Grande, em espaços de mata fechada."Isso acontece muito nesse época do ano por conta do frio. As baixas temperaturas retêm a fumaça, que demora mais para se dissipar. Por isso alguns bairros amanheceram encobertos. Conforme a temperatura vai aumentando, ela acaba retornando para o solo. No período da tarde já deve estar bem melhor" , explica França.No bairro Parque Prado, sinais de fuligem já apareceram na madrugada em algumas casas. "Pensei que alguém tivesse ateado fogo em algum mato próximo de casa. O quintal estava cheio de fuligem, forrado mesmo", conta o pedreiro Genivaldo Silva. Foto: Leandro Ferreira/ AAN A fumaça foi percebida por volta das 8h por alguns moradores, entre eles a caixa Márcia Souza, que saiu de casa logo cedo para ir ao trabalho. "Parecia uma neblina muito forte, mas com um cheiro de queimada. Estava ruim até para respirar. Quando cheguei aqui na padaria para trabalhar, vários clientes vieram comentar a mesma coisa. O tempo está muito seco mesmo nos últimos dias, mas hoje com certeza foi pior com essa fumaça", opina. Segundo o Diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado Fernandes, a cidade entrou em estado de atenção devido à baixa umidade do ar, que está em cerca de 26%.