Fachada Sanasa (Divulgação)
A Sanasa informou na tarde desta sexta-feira (6) que Campinas está com o fornecimento de água regularizado após problemas elétricos. As regiões do Campo Grande, Ouro Verde e DICs estão sendo abastecidas. Os reservatórios agora começam a armazenar água.
Chuvas e os ventos fortes dos últimos dias provocaram problemas no fornecimento de energia elétrica para a captação de água da Sanasa.
De acordo com a Sanasa, o calor intenso tem feito com que o volume que é distribuído seja consumido imediatamente, o que ainda deixa pontos da cidade, especialmente os mais altos e distantes, com o fornecimento comprometido.
"Ao contrário do que acontece com o fornecimento de energia elétrica, que trafega pelos fios e chega quase instantaneamente às casas, o processo de captação, tratamento e distribuição de água é mais complexo. A água é captada do rio por meio de bombas e segue para as estações de tratamento", completou nota.
Após ser tratada, a água é transportada por adutoras, subadutoras e redes de distribuição para chegar aos imóveis, num processo mais longo e demorado. No caso de Campinas, a água chega a percorrer cerca de 40 km para alcançar todos os estabelecimentos.
A companhia afirma que continua captando e tratando 4 mil litros de água por segundo e mantém suas equipes trabalhando para o restabelecimento pleno do abastecimento.
A Sanasa também reforçou o pedido para que a população continue economizando água.