Faculdade São Leopoldo Mandic (Divulgação)
Nos anos idos de 1774, quando as terras campineiras ainda eram uma promessa de prosperidade, ninguém imaginaria que o sonho de seus pioneiros seria transformado em realidade. Talvez até superando as maiores expectativas!
Desde seus primórdios, a cidade demonstrou um potencial de crescimento único. Com sua localização estratégica e solo fértil, experimentou um rápido desenvolvimento econômico ao longo dos anos. A implantação de indústrias, universidades e centros de pesquisa trouxe avanços significativos para a região, transformando-a em um polo tecnológico e científico reconhecido nacional e internacionalmente.
Quem passa pelas ruas arborizadas e repletas de inovações desta cidade pulsante, nem imagina que Campinas, que já foi um grande império do café no século XIX, destaca-se desde esta época.
Agora, 249 anos se passaram entre aquela vila pacata dos tropeiros e a metrópole cosmopolita que conhecemos hoje. Impressionante como esta cidade soube conciliar tradição e modernidade ao longo dos séculos.
Em meio a esse cenário de desenvolvimento, a Faculdade São Leopoldo Mandic desempenhou um papel fundamental na consolidação de Campinas como um centro de excelência em medicina e odontologia. Nossa instituição orgulha-se de ter iniciado a sua trajetória em uma cidade acolhedora, rica em alegria, hospitalidade e esperança. Apropriando-se do espírito progressista do município, a faculdade vem desenhando sua história, há quase três décadas, com o mesmo ímpeto visionário de seus primeiros habitantes. Com nossas raízes aqui fincadas, a expansão da região faz parte de nossa história, e é com gratidão que afirmamos que nosso sucesso só foi possível porque crescemos juntos.
Tudo começou com o Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, que era, inicialmente, um grupo de estudos informal, constituído por cirurgiões-dentistas e médicos. Esse seleto círculo se reunia, periodicamente, para estudar e discutir casos clínicos e odontológicos da cidade.
Desde então, a Mandic foi se estabelecendo no meio acadêmico e odontológico, até que, após muitas conquistas, seu nome passou a ser Faculdade São Leopoldo Mandic, em 2015.
Com a fundação efetiva da faculdade, a cidade viu emergir um polo de ensino e pesquisa que atraiu estudantes, profissionais e pesquisadores de todo o país. Hoje, já são mais de 50 mil discentes, que atuam inovando a medicina e odontologia no Brasil e no mundo. A instituição investiu em uma infraestrutura moderna e tecnologicamente avançada, oferecendo, aos seus alunos, um ambiente propício ao aprendizado e aprimoramento de técnicas e práticas inovadoras. Esse investimento se refletiu no crescimento da área da saúde em Campinas, com o fortalecimento de clínicas, hospitais e centros de pesquisa, promovendo um ciclo virtuoso de evolução, formando profissionais brasileiros e também de outras nações que vêm para Campinas buscar a excelência que nos propomos entregar diariamente.
A parceria entre a comunidade acadêmica e o setor produtivo tem gerado avanços significativos em diversas áreas, como a saúde, a biotecnologia e a odontologia, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade e para a atração de investimentos para a região, tornando-a cada dia mais promissora.
Ao longo de sua trajetória, a Faculdade São Leopoldo Mandic acompanhou o crescimento da cidade e, graças à população campineira, também cresceu. Durante esse período, formamos diversas gerações de profissionais da saúde e pudemos, desta forma, contribuir para a comunidade, impactando e sendo impactados pela vivência de milhares de moradores da cidade, e outros tantos que por ela foram acolhidos. Alcançando, assim, o nosso objetivo de fortalecer laços com essa sociedade, que acredita em nosso trabalho e torna possível o sucesso de nossa missão de transformar vidas através da educação na área da saúde.
Através das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade São Leopoldo Mandic desempenhou papel fundamental na consolidação de Campinas como centro de excelência em medicina e odontologia (Divulgação)
Circulando por nossos corredores adornados pelo conhecimento, sente-se um aroma único: a mistura perfeita entre tradição acadêmica robusta e visão futurística. Mas não pense você que a faculdade se contentou apenas em brilhar nas páginas e ambientes acadêmicos! Entendemos nossas responsabilidades sociais também – nossa clínica tem sido um farol na assistência à saúde pública e tem desempenhado um papel fundamental na inclusão social, por meio do atendimento e assistência gratuita às comunidades em vulnerabilidades socioeconômicas.
Se alguém duvidava das semelhanças entre a trajetória da Faculdade São Leopoldo Mandic e da cidade de Campinas, agora percebe que ambos os caminhos estão pavimentados pela busca incessante por crescimento sustentável e tecnológico integrado à sociedade e foco no futuro. Assim, nossa instituição se orgulha de fazer parte da história dessa cidade, regada por conquistas, progresso e determinação.
Este município é um lar não somente para aqueles que a têm como cidade natal, mas também para as diversas pessoas que desembarcam diariamente em seu solo, como fazem alguns de nossos alunos, que deixam suas cidades e estados de origem e encontram, aqui, um segundo lar, que se mostra acolhedor e fértil para plantarmos seus objetivos.
Em seus 249 anos, Campinas é o grande palco da realização de diversos sonhos que, diariamente, constroem-se ao longo de seus 795,7 km², nos quais se ambientam a cidade, e que também observam a evolução diária de milhares de pessoas. Algum tempo atrás, este mesmo solo também foi berço de nosso sonho, que, graças às suas possibilidades de desenvolvimento e a credibilidade da população, tornou-se realidade e expandiu-se ao redor do mundo. Assim, a Faculdade São Leopoldo Mandic também se alegra em levar, mundo a fora, a marca da cidade. Nossa missão é formar elos cada vez mais fortes com esse município, com o objetivo comum de transformar a todos que vivenciam o dia a dia aqui.
Hoje, o nosso grupo é referência nacional e internacional, mas, sem nunca esquecermos a população de Campinas, que foi a primeira a acreditar em nossos trabalhos e objetivos.
Ao celebrarmos o aniversário de Campinas e compartilharmos a trajetória de nosso grupo, é impossível não reconhecer a mutualidade do impacto de ambas na história de crescimento, inovação e efeito social positivo vivenciado por elas. As duas têm deixado um legado significativo para a comunidade campineira, fortalecendo a área da saúde, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico e transformando vidas por meio da educação e da responsabilidade social. Que essa parceria continue a gerar frutos e a inspirar outras instituições a seguirem esse caminho de excelência e contribuição para o bem-estar de toda a sociedade. Parabéns, Campinas, pelos 249 anos de uma história repleta de realizações e conquistas. Que seja só o começo dessa linda aliança e que possamos crescer muito mais, sempre juntos. Com satisfação, seguramente afirmamos que os próximos 249 anos deste elo nos levarão a caminhos ainda mais promissores!