REVITALIZAÇÃO

Força-tarefa quer reformar praças de esportes

Secretario de Esportes vai percorrer espaços públicos para desenvolver projetos e buscar verbas

Patrícia Azevedo
patricia.azevedo@rac.com.br
16/03/2013 às 11:02.
Atualizado em 26/04/2022 às 00:26

Dependência de praça de esporte no bairro São Bernardo em situação de abandono (Érica Dezonne/AAN)

A Secretaria de Esportes montou uma força-tarefa para desenvolver projetos de reforma e revitalização das praças de esporte e clubes municipais de Campinas. A intenção é evitar a perda de recursos vindos por meio de convênios com o Ministério do Esporte. Os 18 convênios com liberação de verbas totalizam mais de R$ 28,3 milhões. Seis deles, no valor de R$ 9,2 milhões, estão sendo tratados em caráter de urgência, casos das reformas do Centro Esportivo dos Trabalhadores, da Praça de Esportes do São Bernardo, do Ginásio Rogê Ferreira e do Ginásio do Taquaral. “Estamos visitando todas praças de esporte que tiveram essas destinações de verba para criar um projeto e não perder o dinheiro. Há uma determinação do prefeito de aproveitar todos os convênios existentes”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Oldemar Elias, o Professor Campos.

O secretário informou que se não começar as obras até junho, a pasta pode perder a verba. “Então já visitamos todos os locais e apontamos as necessidades para cada um deles. Enviamos para a Secretaria de Infraestrutura, que irá enviar técnicos aos locais para avaliar se as intervenções que pontuamos são possíveis”, disse.

As primeiras reformas devem começar pela Praça de Esportes do Jardim Nova Europa e no Ginásio do Taquaral. As próximas intervenções devem ser feitas no Centro de Esportes do Trabalhador e na Praça de Esportes do São Bernardo.

O Centro Esportivo dos Trabalhadores, na Vila Padre Manoel da Nóbrega, já foi um dos melhores clubes da cidade. Tem uma grande piscina, construída no formato do Estado de São Paulo, mas a falta de manutenção e cuidado fizeram com que o local ficasse destruído. Sem vigilantes, os vestiários e banheiros foram vandalizados. As pichações tomaram conta do espaço e não há funcionários em número suficiente para a limpeza. Não há condições de uso. “Estamos estudando a melhor forma de readequar a piscina e vamos reformar vestiários, banheiros, quadras esportivas e revitalizar a área da piscina”, contou.

Na Praça de Esportes do São Bernardo as prioridades são a construção de quadra poliesportiva coberta, a construção de vestiários do campo de futebol e a recuperação do alambrado e iluminação da pista de atletismo. O local também apresenta graves problemas. Banheiros e vestiários estão inutilizados, a quadra esportiva está quebrada e a falta de iluminação impede o uso do campo e da pista de atletismo durante a noite.

Abandono

A situação de abandono e falta de investimento das praças de esporte e clubes municipais foi denunciada em séries de reportagens pelo Correio em 2012. Um levantamento divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) naquele ano revelou que as praças de esporte da cidade não funcionavam da forma que deveriam. Segundo a instituição, boa parte das unidades está abandonada.

Em entrevista concedida no final do ano passado, o então secretário de esportes Caio Carneiro Campos assumiu as deficiências e afirmou que a secretaria estava falida. Ele contou que as administrações anteriores não fizeram a manutenção dos espaços e confirmou a escassez de funcionários.

Reformas

Outros convênios prevêem reformas nas praças localizadas em bairros como o Parque Capivari, DIC V, Novo Campos Elíseos, Taquaral, Jardim Novo Maracanã e Nova Sousas. Outros dez bairros (São Vicente, Nova Europa, São Bernardo, Joaquim Egídio, Vila Pompéia, Parque Floresta, Parque Anhumas, Santa Mônica, Vila Joaquim Inácio e Vila Costa e Silva) irão receber academias da Terceira Idade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por