contra a covid-19

FNP lança campanha de conscientização familiar

Parceria com organização fornece gratuitamente peças publicitárias

Daniel de Camargo
04/08/2020 às 10:42.
Atualizado em 28/03/2022 às 19:48
Movimentação na Rua 13 de Maio após reabertura do comércio durante a pandemia (Leandro Ferreira/AAN)

Movimentação na Rua 13 de Maio após reabertura do comércio durante a pandemia (Leandro Ferreira/AAN)

Para atender à necessidade expressa por governantes municipais, de apoio no diálogo com a população sobre o enfrentamento ao novo coronavírus, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançou, ontem, a campanha Cidades Contra Covid-19. O projeto havia sido anunciado no último domingo, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que preside a entidade, mas foi detalhado em nova transmissão por meio das redes sociais. Com o mote "Quando você se protege, sua família fica mais segura", a iniciativa é uma parceria com a organização global de saúde Vital Strategies, presente em, pelo menos, 70 países, que oferece gratuitamente peças publicitárias para subsidiar a comunicação com a sociedade no contexto da pandemia. Foram investidos US$ 100 mil, financiados pela Bloomberg, agência de tecnologia e dados americana do ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Presidente da Vital Strategies, Pedro de Paula explicou que uma pesquisa apontou que, quando o cidadão é engajado com uma mensagem que diz respeito à família, a campanha surte mais efeito. Na plataforma (http://cidadescontracovid19.com.br/) estão disponíveis diversos formatos de materiais que podem ser baixados para uso por todas as cidades na comunicação com seus cidadãos, como filmes para emissoras de televisão, spots de rádio, materiais de relações públicas, entre outros. As artes são baseadas em recomendações científicas e orientam sobre comportamentos importantes no transporte público, quais cuidados tomar caso precise viajar e medidas de segurança no ambiente de trabalho. Jonas informou que a veiculação da campanha tem o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar do período eleitoral. Houve uma conversa com o presidente do TSE, ministro Luís Barroso. Nela, foi dito que, nesse caso específico, é possível a divulgação do conteúdo por ser voltado a questões de saúde pública relacionadas a pandemia. Secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza analisou que a campanha segue uma linha muito sólida de trabalho, considerando que já foi comprovado que a transmissão doméstica do vírus é muito grande. Elogiou ainda que as mensagens reforçam a cooperação - em sua opinião, a atual palavra de ordem - e a comunicação, dois aspectos fundamentais para o enfrentamento da pandemia.

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