PEREGRINOS

Fiéis estrangeiros participam de semana religiosa na cidade

Observatório de Campinas recebeu visita de peregrinos estrangeiros da Semana Missionária

Felipe Tonon
felipe.tonon@rac.com.br
16/07/2013 às 22:34.
Atualizado em 25/04/2022 às 08:37

O Observatório Municipal de Campinas recebeu nesta terça-feira (16) a visita de um grupo de peregrinos estrangeiros que participam da Semana Missionária na cidade.

Os fiéis de quatro nacionalidades esbanjaram alegria e não pouparam elogios ao Brasil. Eles ficam na região até domingo (21), quando partem para o Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O grupo que visitou o observatório era formado por 50 pessoas, 22 peregrinos e os demais paroquianos da Paróquia Santo Cura Dar’s. Os estrangeiros estudam na Congregação Santa Cruz, em Santiago, no Chile.

Além de chilenos, alunos peruanos, haitianos, mexicanos e um norte-americano também faziam parte do grupo. “Os brasileiros são muito bons. Nos recebem muito bem. Estamos conhecendo a realidade da cultura na cidade, a vida nas paróquias, a realidade econômica e social”, elogiou o teólogo e enfermeiro peruano Cesar Reynaldo Andia, de 37 anos, que participa pela primeira vez de um evento do gênero. Ele é formado pela Congregação Santa Cruz e há um ano mora na comunidade Diamantino em Santarém, no Pará.

Se houvesse premiação de simpatia entre o grupo, o prêmio iria para um trio de haitianos que cativou os brasileiros, mas também foram cativados. “É a minha primeira vez no Brasil, mas não é a última vez”, disse Icemick Jean-Baptiste, de 29 anos, se arriscando no “portunhol”. Os amigos Jaccquy Dagobert e Mikely Jnsimon, ambos de 31 anos, eram só sorrisos. “Estou em uma família que está me tratando como filho”, disse.

Nesta terça, mais peruanos chegaram ao Brasil e irão se juntar ao grupo. Na sexta-feira (19), durante a festa de Sant’Ana, em Sousas, os jovens preparam uma apresentação surpresa de dança.

A Semana Missionária começa oficialmente nesta quarta-feira (17). A expectativa é que todos os fieis estrangeiros cheguem à região até quinta (18).

De acordo com o padre Jonas Barbosa da Silva, coordenador da Semana, cerca de 1,2 mil peregrinos serão acolhidos nas nove cidades que formam a Arquidiocese de Campinas.

A programação se estende até o próximo sábado (20), quando acontece uma grande missa de encerramento com a presença de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Campinas.

A missa será às 18h no Parque Monsenhor Bruno Nardini, recinto da Festa do Figo, em Valinhos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por