eventos

Feriado prolongado com diversão gratuita em Campinas

Para quem não viajou, paróquias oferecem festas juninas, tem também eventos culturais e Parque das Águas reaberto

Da Redação
10/06/2023 às 09:28.
Atualizado em 10/06/2023 às 09:28

Parque das Águas, no Parque Jambeiro, foi totalmente remodelado (Rodrigo Zanotto)

Para quem não viajou no feriado prolongado de Corpus Christi, a cidade oferece várias opções de diversão neste fim de semana. Além das tradicionais festas juninas, Campinas está recebendo a 2ª edição da Festa Nordestina no Parque Taquaral e o 17º Festival do Japão. O município também tem opções de lazer em parques e praças. Fechado desde setembro do ano passado, o Parque das Águas reabre neste sábado (10).

As festas juninas realizadas nas paróquias são uma oportunidade para as instituições religiosas arrecadarem uma renda extra. Segundo informações da Arquidiocese de Campinas, o dinheiro será revertido para a manutenção das igrejas, atividades sociais e religiosas. O padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio, cooperador pastoral da Arquidiocese de Campinas, destacou a importância das festas. “As festas juninas são para criar redes de solidariedade, comunhão e participação entre a comunidade e a sociedade. São momentos de integração e convivência fraterna”. Di Lascio disse que esses momentos festivos são uma oportunidade de lazer e integração.

✔ Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Datas: 10 e 11 de junho Horário: A partir das 16h Local: Igreja do Liceu Salesiano - Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 - Guanabara

✔ Paróquia Santa Luzia Datas: 10 e 11 de junho Local: Paróquia Santa Luzia Horário: a partir das 18h Local: Rua Renê Fernandes, 71 - Jardim dos Oliveiras

✔ Paróquia Santa Catarina de Alexandria Data: 10 e 11 de junho Horário: a partir das 18h Local: Rua Januário de Oliveira, 200 - Vila Teixeira

✔ Santuário Nossa Senhora de Guadalupe Datas: 10 e 11 de junho Horário: A partir das 18h Local: Rua Prof. Sophia Velter Salgado - Vila Castelo Branco

NORDESTE

A Festa Nordestina busca trazer a cultura da região nordeste do Brasil para Campinas. Além de shºows de forró, a festa conta com uma praça de alimentação com barracas de pratos típicos da culinária da região, como acarajé, baião de dois, sarapatel, galinhada, buchada de bode, virado de feijão-de-corda, carne seca com macaxeira, tapiocas, cuscuz, frango com polenta, costela, cocada, derivados do milho, sorvetes e bebidas. A decoração conta com os tradicionais bonecões de Olinda. Neste sábado a festa começa ao meio-dia e vai até 22h. Já no domingo (11) começa no mesmo horário e termina às 20h. O acesso é pelos portões 5 e 7, da Lagoa do Taquaral.

JAPÃO

A comunidade nipo-brasileira e o Instituto Cultural NipoBrasileiro de Campinas estão promovendo, sábado e domingo, o 17º Festival do Japão. Toda a programação é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades assistenciais. A abertura oficial, com sessão solene, acontece neste sábado, às 12 horas. O festival acontece no Instituto NipoBrasileiro de Campinas, na Rua Camargo Paes, 118, no Jardim Guanabara. A festa contará com música japonesa, brasileira e internacional, com shows de artistas consagrados, como Angelaisa Toyota, Fábio Nishimura, Rick Akio, Joe Hirata, Karen Ito e Isadora Kataoka, além de atrações inéditas, como a banda Crawl Party – especializada em músicas de animes, que fará a abertura do programa.

Ainda terão apresentações dos campeões de karaokê, como Luis Yabiku e Rafael Yassunaga, e de grupos de taikos (tambores) do Nipo e de outras associações. A programação contará com danças folclóricas de diferentes regiões japonesas, com participação de grupos do Nipo, da Associação Okinawa Kenjin e de outras cidades. Um dos destaques é a vinda do Grupo Represa, de São Paulo, que apresentará o “Awa-Odori”, uma dança originária dos festivais japoneses e que lembra o Carnaval brasileiro. Haverá também demonstrações de artes marciais tradicionais, como aiki-dô, kendô, judô e karatê.

PARQUES

Além das festas culturais, outra opção de lazer para quem ficou em Campinas no feriado de Corpus Christi são os parques da cidade. Dos 25 parques e praças, apenas sete seguem fechados. O Parque das Águas, no Parque Jambeiro, foi reaberto neste sábado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por