eventos

Feriado prolongado com diversão gratuita em Campinas

Para quem não viajou, paróquias oferecem festas juninas, tem também eventos culturais e Parque das Águas reaberto

Da Redação
10/06/2023 às 09:28.
Atualizado em 10/06/2023 às 09:28
Parque das Águas, no Parque Jambeiro, foi totalmente remodelado (Rodrigo Zanotto)

Parque das Águas, no Parque Jambeiro, foi totalmente remodelado (Rodrigo Zanotto)

Para quem não viajou no feriado prolongado de Corpus Christi, a cidade oferece várias opções de diversão neste fim de semana. Além das tradicionais festas juninas, Campinas está recebendo a 2ª edição da Festa Nordestina no Parque Taquaral e o 17º Festival do Japão. O município também tem opções de lazer em parques e praças. Fechado desde setembro do ano passado, o Parque das Águas reabre neste sábado (10).

As festas juninas realizadas nas paróquias são uma oportunidade para as instituições religiosas arrecadarem uma renda extra. Segundo informações da Arquidiocese de Campinas, o dinheiro será revertido para a manutenção das igrejas, atividades sociais e religiosas. O padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio, cooperador pastoral da Arquidiocese de Campinas, destacou a importância das festas. “As festas juninas são para criar redes de solidariedade, comunhão e participação entre a comunidade e a sociedade. São momentos de integração e convivência fraterna”. Di Lascio disse que esses momentos festivos são uma oportunidade de lazer e integração.

✔ Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Datas: 10 e 11 de junho Horário: A partir das 16h Local: Igreja do Liceu Salesiano - Rua Baronesa Geraldo de Resende, 330 - Guanabara

✔ Paróquia Santa Luzia Datas: 10 e 11 de junho Local: Paróquia Santa Luzia Horário: a partir das 18h Local: Rua Renê Fernandes, 71 - Jardim dos Oliveiras

✔ Paróquia Santa Catarina de Alexandria Data: 10 e 11 de junho Horário: a partir das 18h Local: Rua Januário de Oliveira, 200 - Vila Teixeira

✔ Santuário Nossa Senhora de Guadalupe Datas: 10 e 11 de junho Horário: A partir das 18h Local: Rua Prof. Sophia Velter Salgado - Vila Castelo Branco

NORDESTE

A Festa Nordestina busca trazer a cultura da região nordeste do Brasil para Campinas. Além de shºows de forró, a festa conta com uma praça de alimentação com barracas de pratos típicos da culinária da região, como acarajé, baião de dois, sarapatel, galinhada, buchada de bode, virado de feijão-de-corda, carne seca com macaxeira, tapiocas, cuscuz, frango com polenta, costela, cocada, derivados do milho, sorvetes e bebidas. A decoração conta com os tradicionais bonecões de Olinda. Neste sábado a festa começa ao meio-dia e vai até 22h. Já no domingo (11) começa no mesmo horário e termina às 20h. O acesso é pelos portões 5 e 7, da Lagoa do Taquaral.

JAPÃO

A comunidade nipo-brasileira e o Instituto Cultural NipoBrasileiro de Campinas estão promovendo, sábado e domingo, o 17º Festival do Japão. Toda a programação é gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado às entidades assistenciais. A abertura oficial, com sessão solene, acontece neste sábado, às 12 horas. O festival acontece no Instituto NipoBrasileiro de Campinas, na Rua Camargo Paes, 118, no Jardim Guanabara. A festa contará com música japonesa, brasileira e internacional, com shows de artistas consagrados, como Angelaisa Toyota, Fábio Nishimura, Rick Akio, Joe Hirata, Karen Ito e Isadora Kataoka, além de atrações inéditas, como a banda Crawl Party – especializada em músicas de animes, que fará a abertura do programa.

Ainda terão apresentações dos campeões de karaokê, como Luis Yabiku e Rafael Yassunaga, e de grupos de taikos (tambores) do Nipo e de outras associações. A programação contará com danças folclóricas de diferentes regiões japonesas, com participação de grupos do Nipo, da Associação Okinawa Kenjin e de outras cidades. Um dos destaques é a vinda do Grupo Represa, de São Paulo, que apresentará o “Awa-Odori”, uma dança originária dos festivais japoneses e que lembra o Carnaval brasileiro. Haverá também demonstrações de artes marciais tradicionais, como aiki-dô, kendô, judô e karatê.

PARQUES

Além das festas culturais, outra opção de lazer para quem ficou em Campinas no feriado de Corpus Christi são os parques da cidade. Dos 25 parques e praças, apenas sete seguem fechados. O Parque das Águas, no Parque Jambeiro, foi reaberto neste sábado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por