Prefeitura quer aproximar a população dos projetos desenvolvidos no município
Expositores fazem os últimos ajustes no Largo do Rosário, onde acontece hoje a feira de ciências intitulada “Difusão do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação” (Kamá Ribeiro)
Dentro da programação de aniversário de Campinas em comemoração aos seus 249 anos, a Prefeitura Municipal realizará nesta terça-feira, a partir das 9h, no Largo do Rosário no Centro, a exposição intitulada "Difusão do Conhecimento: Ciência, Tecnologia e Inovação". O principal objetivo dessa exposição é aproximar a população dos projetos e iniciativas das instituições locais, que são reconhecidas internacionalmente no setor. O evento é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e contará com a presença do Prefeito Dário Saadi (Republicanos).
Jorge Silva, diretor do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), destacou que Campinas é um dos principais polos de ciência e tecnologia do Brasil, e o CTI tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento desse polo ao longo de mais de 40 anos.
"É uma grande satisfação celebrar o aniversário da cidade mostrando à população o que o CTI desenvolve em prol da sociedade. É muito importante que os campineiros conheçam essa característica de Campinas. Estar reunido com todas as instituições de pesquisa que fazem parte desse polo, em uma praça movimentada da cidade, proporciona uma excelente oportunidade para aproximar o público da ciência em Campinas", complementou Jorge.
Durante a exposição, o público terá a oportunidade de conhecer algumas das pesquisas e tecnologias em andamento no CTI. Uma delas será a apresentação de um dispositivo de tecnologia assistiva que, por meio de um sensor e um celular ou tablet, permite e facilita a comunicação de pessoas com certos tipos de deficiência. As pessoas poderão interagir com esses dispositivos.
Além disso, Jorge Silva também mencionou que haverá a exposição de biomodelos 3D aplicados à medicina e odontologia, que auxiliam no planejamento de cirurgias complexas.
"Além disso, mostraremos como a Tecnologia de Impressão 3D pode ser utilizada em setores como indústria, alimentação, entre outros. Nosso estande também contará com equipamentos usados pelo CTI para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas na interação entre humanos e robôs, como, por exemplo, um robô recepcionista", concluiu o diretor do CTI. O público que prestigiar a exposição poderá conhecer e interagir com o robô.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, ressaltou a importância da Prefeitura de Campinas em organizar e promover um evento como esse, reunindo instituições importantes e relevantes, e tornando-as conhecidas pelo público. Ela expressou grande otimismo de que o público se surpreenderá e ficará encantado com os projetos expostos. "A intenção é estimular um senso de pertencimento na população de Campinas e apresentar o que o Brasil tem de melhor em termos de ciência, tecnologia e inovação, com raízes na cidade, que é um epicentro nesses setores", destacou a secretária.
De acordo com Adriana Flosi, esse evento tem como objetivo valorizar os setores tecnológicos e mostrar o enorme potencial de Campinas, que muitas pessoas ainda não conhecem. "É hora de despertar o orgulho na população de morar em uma cidade que é referência em ciência, tecnologia e inovação", afirmou.
Newton Frateschi, vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas (CMCTI), ressaltou a importância de a população local conhecer essas instituições. Ele mencionou o sucesso do evento "Ciência Aberta", realizado recentemente no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que atraiu mais de 25 mil pessoas ao Sirius, como prova do interesse do público no assunto. Frateschi acredita, portanto, na necessidade, força e sucesso desse evento em Campinas.
Além da exposição, durante todo o mês de aniversário de Campinas, a população terá a oportunidade de desfrutar de atividades culturais e esportivas no Centro da cidade por meio do programa "Ocupa Centro". Entre os dias 10 e 31 de julho, das 17h às 19h, serão realizadas diversas atividades gratuitas e abertas ao público, como jogos de basquete, boxe, skate, taekwondo, capoeira, apresentações de danças, música e grupos de samba.
Essas atrações ocorrerão em cinco praças: José Bonifácio (esquina com a Rua Costa Aguiar), Rui Barbosa, Largo do Rosário, Bento Quirino (em frente à Igreja do Carmo) e Felipe Selhi. Na segunda-feira (10), as pessoas que passaram por esses locais puderam presenciar apresentações de Capoeira, Boxe e Basquete 3x3. O evento é realizado pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Serviços Públicos e pelo gabinete do prefeito.Essas atrações ocorrerão em cinco praças: José Bonifácio (esquina com a Rua Costa Aguiar), Rui Barbosa, Largo do Rosário, Bento Quirino (em frente à Igreja do Carmo) e Felipe Selhi. Na segunda-feira, as pessoas que passaram por esses locais puderam presenciar apresentações de Capoeira, Boxe e Basquete 3x3. O evento é realizado pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Serviços Públicos e pelo gabinete do prefeito.