CAMPINAS

Farmácia Popular recebe remédios da Oswaldo Cruz

Recebeu após regularizar pendências burocráticas com a instituição; medicamentos controlados chegaram nesta sexta-feira (17) e deverão ser comercializados na próxima semana

Bruno Bacchetti
bruno.bacchetti@rac.com.br
17/04/2015 às 17:23.
Atualizado em 23/04/2022 às 16:18

Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos ou com preços até 90% mais baixos que os de mercado (Camila Moreira/ AAN)

Inaugurada no último dia 2, a Farmácia Popular do Centro recebeu nesta sexta-feira (17) os medicamentos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), após regularizar pendências burocráticas com a instituição. Os remédios foram entregues no final da tarde da última quarta (15) e ficaram à disposição da população no dia seguinte. No entanto, os medicamentos controlados chegaram somente hoje e ainda passarão por conferência até chegar às prateleiras. A estimativa é que na próxima semana possam ser comercializados. Localizada rua Doutor Quirino, a Farmácia Popular foi inaugurada com pompa pelo prefeito Jonas Donizette (PSB) e o secretário de Saúde, Carmino Antonio de Souza. A surpresa é que a unidade foi aberta com pendências burocráticas com a Fiocruz, que exigiu algumas adequações na documentação e atrasou o repasse dos medicamentos. Com os dizeres "Já Estamos Funcionando", um bilhete na porta da Farmácia Popular, datado da última quinta-feira, anunciava a chegada dos remédios, apesar de a unidade ter sido aberta há duas semanas. O inspetor de qualidade Paulo Afonso Vilela, de 57 anos, foi até a unidade na manhã desta sexta-feira e encontrou os remédios que precisava a preços mais baixos aos praticados nas farmácias comuns. Foi a primeira vez que Vilela recorreu à unidade e saiu satisfeito com a economia. "Nunca tinha vindo aqui e achei todos os remédios que precisava. Ajuda bastante, tem um belo desconto no preço do remédio", afirmou.A Farmácia Popular é um programa do Ministério da Saúde em parceria com a administração municipal, que oferece medicamentos gratuitos ou com preços até 90% mais baixos que os de mercado. A gestão, os funcionários e o espaço físico da unidade são de responsabilidade da Prefeitura, enquanto que a Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, distribui os medicamentos custeados pelo governo federal.A retirada dos remédios pode ser feita mediante apresentação de receita médica contendo o registro do profissional, além de documento original do paciente com foto e CPF, no caso de medicamentos controlados. Não é necessário ser paciente do Serviço Único de Saúde (SUS) e qualquer cidadão pode comprar o medicamento a preços bem inferiores aos da rede normal. Além da unidade do Centro, a população conta com uma Farmácia Popular no Jardim Guanabara, que juntas devem dispensar mais de 1.700 medicamentos por dia, atendendo cerca de 500 pessoas. As duas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por