Passageiros não receberam orientação ou enfrentaram qualquer tipo de fiscalização
No primeiro dia da obrigatoriedade do uso da máscara, coletivos circulavam com usuários sem a proteção (Rodrigo Zanotto)
Começou a valer neste sábado (26) a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no transporte metropolitano do Estado de São Paulo, no entanto, sábado não havia adesão dos passageiros no Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas. Alguns usuários do transporte intermunicipal disseram que não foram abordados por qualquer tipo de fiscalização e que não foram impedidos de embarcar nos coletivos por não estarem com a proteção facial.
Ônibus com destino à Sumaré, Monte Mor e Hortolândia, partiam das plataformas com passageiros sem a utilização das máscaras de proteção. Muitos alegaram não saber da obrigatoriedade, já que desde 9 de setembro até a última sexta-feira estava dispensada a obrigação do uso de máscaras.
A lactarista Tamara Cabral, estava utilizando a máscara e disse que durante sua viagem, de Hortolândia até Campinas, pode ver muitas pessoas sem máscaras no transporte coletivo. Segundo ela, estes passageiros não foram impedidos de embarcar ou informados da obrigatoriedade. "Qualquer um entra no ônibus. Um ou outro está de máscara", disse.
O bancário aposentado João Antônio Bure, que estava desembarcando de uma linha no terminal metropolitano disse que nunca deixou de utilizar máscara de proteção no transporte público ou em locais com grande aglomeração de pessoas. Ele contou que viu alguns usuários sem a proteção. "O motorista não barrou ninguém. Tem o aviso no painel do ônibus, mas poucos respeitam”, declarou.
A dona de casa, Vanderleia Calegari, moradora de Hortolândia, não estava sabendo do retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras. Para ela, com o aumento do número de casos foi importante obrigar o uso. "Eu sempre utilizei a máscara e carrego sempre em minha bolsa. Pelo menos dentro dos ônibus tem que utilizar, pois ficamos bem aglomerados. Esta proximidade pode causar a proliferação do vírus", justificou.
Nos ônibus urbanos de Campinas não há obrigatoriedade do uso da máscara. De acordo com a Prefeitura, há uma recomendação para que os usuários utilizem a proteção, mas é facultativo ao usuário o uso.
Americana, Indaiatuba e Valinhos seguiram a recomendação do Governo de São Paulo e, nestas cidades, o uso é obrigatório nos ônibus urbanos.
A estudante de jornalismo, Thammy Luciano, desembarcava de Cosmópolis e diz ter utilizado, durante toda a viagem, a máscara. Porém, considera que se faz necessário a obrigatoriedade do uso nos ônibus do Transporte Municipal de Campinas. Após chegar de Cosmópolis, Thammy embarcou no ônibus com destino ao Jardim Garcia. "A gente não está lidando só com a nossa saúde, mas do coletivo, também. Por isso acho que deveria ser obrigatório o uso nos ônibus de Campinas também", disse.
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) decretou a obrigação do uso de máscaras no transporte público sob responsabilidade do governo estadual após o crescimento do número de casos de covid-19 e do número de internações em decorrência do vírus. Nos trens, metrô e ônibus metropolitanos é obrigatório o embarque e a permanência no interior do veículo com a proteção facial. No Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira, todos os dias mais de 110 mil passageiros circulam nos ônibus para as diversas cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC).