Felinos gigantes são as estrelas do evento que ocorreu durante o final de semana
Exposição de gatos em Vinhedo (Edu Fortes/AAN)
A 2ª Expo Gatos de Vinhedo reuniu mais de 4 mil apaixonados por felinos no ginásio do Parque Municipal Jayme Ferragut, durante o fim de semana.
O evento contou com 211 bichanos de espécies raras, exóticas e internacionais em exposição, mas a estrela foi o conhecido como “gato gigante”, da raça Maine Coon. Uma etapa do campeonato que compõe o ranking nacional premiou os animais mais bonitos.
A cada gato gigante que era retirado da caixinha, dezenas de pessoas se juntavam ao redor para fotografar e pedir para pegar no colo. “Todo mundo vem na exposição por causa desse gato”, conta o expositor Eduardo Makita, dono de Extasy e Aspen — este último o grande campeão do evento, com três troféus e apenas 5 meses de idade.
O felino chega a pesar 10 quilos e ter 1,20m de comprimento e custa cerca de R$ 2,5 mil. O maior da exposição era o Hulk, com 1,10m de comprimento e 7 quilos. “Sou apaixonada por gatos e já tinha dois, um Siamês e um Persa, mas conheci a raça Maine e foi amor à primeira vista”, conta Thaís Lazarin, de 24 anos. O criador Marcelo Ravagnani, que expôs ainda o gigante Bola, de 2 anos, conta que a raça é conhecida por ser dócil e tranquila. “É um gigante gentil.”
Outra espécie que chamou a atenção foi a Bengal, que se originou de um cruzamento do leopardo asiático e o gato doméstico. A origem pode ser percebida na pelagem. “É uma raça calma e carinhosa, mas tem muita energia”, conta a criadora Luciana Moreira, dona de Logan. Entre os exóticos também estava o Cornish Rex, uma raça inglesa de pelo curto e ondulado. O bigode é enroladinho e o felino é magro, com até 3kg.
A administradora Rose Basso, de 43 anos, aproveitou para fotografar várias espécies. “Todos são lindos, mas gostei mais do gigante.” A costureira Núbia Barbosa, de 40 anos, aproveitou o domingo para visitar a exposição com a família. “Eu tinha que vir. Os gatos são maravilhosos.”
O ingresso para o evento era um saco de ração.
A arrecadação será doada para Sociedade Protetora de Animais de Vinhedo (Sopravi). A organização é da Associação da Raça Maine Coon no Brasil (Amacoon) e o evento contou com 60 expositores.