Espuma foi utilizada para conter as chamas em produtos líquidos inflamáveis; viaturas dos bombeiros foram acionadas para dar suporte de atendimento na indústria de Vinhedo (Defesa Civil Vinhedo)
A explosão de uma máquina seguida de incêndio em uma indústria fabricante de produtos adesivos em Vinhedo, na Região Metropolitana de Campinas (RMC) deixou 12 pessoas feridas, cinco delas em estado grave. O acidente ocorreu na quarta-feira (25) de manhã nos fundos da empresa, que fica no Distrito Industrial da cidade e mobilizou equipes dos Bombeiros da região. Das cinco vítimas em estado grave, uma foi encaminhada para o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), três foram para a Santa Casa de Vinhedo e uma para a Santa Casa de Valinhos. Das sete pessoas feridas em estado leve, quatro foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA ) de Vinhedo e três para o Pronto Atendimento (PA) Capela.
O acidente mobilizou sete viaturas do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Secretaria de Saúde de Vinhedo. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, auxiliou no transporte das vítimas em estado grave ao hospital e unidades de pronto atendimento, com auxílio de ambulâncias de Vinhedo. O prefeito Dr. Dario Pacheco (PTB) acompanhou no local os trabalhos de atendimento aos feridos e contenção dos danos causados pela explosão.
Segundo os bombeiros, a própria brigada de incêndio da empresa combateu o fogo e quando a corporação chegou ao local, as chamas já estavam controladas. A empresa foi evacuada e os funcionários só retornaram quando a situação estava sob controle. Uma máquina de adesivo explodiu no setor de produção na área de materiais químicos da empresa.
Para conter as chamas foi usado líquido gerador de espuma (LGE), que é utilizado como medida de proteção contra incêndio envolvendo líquidos inflamáveis. As causas do acidente são desconhecidas e serão investigadas. Segundo informações da Prefeitura a empresa estava com a documentação em dia.
De acordo com a Defesa Civil de Vinhedo, no início da tarde foram realizadas operações de buscas de pessoas e controle de vazamentos de produtos químicos no local. “A Prefeitura de Vinhedo e a Defesa Civil vão continuar acompanhando os trabalhos na empresa e vão realizar vistorias no local para identificar as medidas que precisam ser adotadas”, informou em comunicado a Prefeitura da cidade. Ainda segundo a Prefeitura, hoje será realizada uma nova vistoria no local para verificar eventuais medidas a serem adotadas.