SUSTO

Explosão assusta moradores de Paulínia e deixa uma pessoa ferida

Acidente aconteceu quando carreta descarregava a carga química em um tanque de armazenamento; reservatório explodiu, atingiu o veículo e desencadeou incêndio

Isabella Macinatore/ [email protected]
03/01/2024 às 08:56.
Atualizado em 03/01/2024 às 08:56
Homens do Corpo de Bombeiros avaliam os estragos causados; grande proporção da explosão, que derrubou algumas árvores, e do incêndio assustou quem estava nas redondezas (Rodrigo Zanotto)

Homens do Corpo de Bombeiros avaliam os estragos causados; grande proporção da explosão, que derrubou algumas árvores, e do incêndio assustou quem estava nas redondezas (Rodrigo Zanotto)

Uma explosão de grandes proporções causou pânico entre os funcionários de uma empresa química em Paulínia, resultando em uma pessoa ferida. O incidente ocorreu na terça-feira (02) pela manhã no pátio da empresa Solenis, quando uma carreta descarregava sua carga em um tanque de armazenamento que explodiu, atingindo o veículo e desencadeando um incêndio. A Defesa Civil foi acionada para auxiliar na ocorrência. A situação foi normalizada ainda durante a manhã.

O motorista da carreta, vinculado a uma transportadora terceirizada e o único ferido, encontrava-se próximo ao veículo no momento do acidente. Era a única pessoa que estava perto do tanque. Após a chegada da equipe de bombeiros, ele foi encaminhado para um posto de saúde e já recebeu alta, sem nenhuma queimadura ou restrições.

Uma funcionária do laboratório também precisou de atendimento médico devido a uma crise de ansiedade no local. Ela foi atendida e, assim como o motorista, liberada. Testemunhas que estavam na região da explosão relataram ter escutado um barulho que inicialmente foi considerado como uma batida entre caminhões, mas em seguida elas foram atingidas pela onda de calor gerada pela explosão, levando todas as pessoas a correr do local.

Ao entrar em combustão, o líquido foi todo consumido, portanto não houve liberação do produto, que apresenta toxicidade, no meio ambiente.

“O produto envolvido, epicloridrina, matéria-prima na fabricação de resinas para papel e embalagens, é classificado como inflamável e tóxico. Foi totalmente consumido na explosão, minimizando o risco de liberação no ambiente”, assegurou Christian Montagna, vice-presidente de operações da empresa.

Funcionários, que preferiram não se identificar, expressaram alívio pelo fato de a substância ter entrado em combustão e também pela presença das árvores nas proximidades. Elas amorteceram parte do impacto. Segundo um relato, "para a nossa sorte existem muitas árvores ao lado de onde aconteceu o acidente. Elas barraram parte do impacto. Algumas chegaram a cair. Demos sorte também do liquido ter incendiado. Se não tivesse pegado fogo no carregamento teríamos sido atingidos". 

Na ocasião, 72 pessoas estavam presentes na fábrica. Todas foram evacuadas imediatamente após a aplicação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), uma associação voluntária entre empresas e o poder público, voltado para ampliar a segurança contra incêndios e outros incidentes nas áreas das empresas. Em seguida, todos os funcionários foram liberados, e a empresa suspendeu suas atividades no restante do dia.

A respeito da causa do acidente, o vice-presidente de operações informou que a apuração da causa está em investigação. “Não sabemos, no momento, a causa da explosão. Assim que completarmos a investigação, tomaremos as medidas preventivas para evitar qualquer reincidência de eventos desse tipo.”

Questionado sobre os procedimentos de segurança, Montagna explicou que a empresa possui uma brigada de incêndio e seguiu os protocolos corretos ao acionar o Corpo de Bombeiros. “A Solenis treina preventivamente para situações potenciais como essa, então rapidamente nós implementamos os procedimentos, acionamos a brigada de emergência e aplicamos os protocolos.”

A empresa lamentou o ocorrido e se comprometeu a divulgar os resultados da investigação e as ações corretivas adotadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por