O ex-vereador Antonio Panutto: ‘É mais do que uma justa homenagem, é valorizar aquele que representou com dignidade e maestria uma função tão importante”, afirmou Luiz Rossini (Arquivo Pessoal)
O ex-vereador Antonio Panutto será homenageado pela Câmara Municipal de Campinas na sexta-feira (5) A sala da presidência do Legislativo municipal passa a levar o nome do parlamentar morto em 1991, quando já exercia funções na Prefeitura da cidade. Panutto foi reconhecido pelo seu discurso combativo e pela intensa atividade política na cidade na década de 70. A homenagem foi proposta pelo atual presidente da Casa, Luiz Rossini (Republicanos). Panutto também dá nome a uma via pública no Jardim Florence e é pai do atual secretário municipal de Justiça, Peter Panuttto.
Antonio Panutto nasceu em 20 de junho de 1937 no Bairro Carlos Gomes, em Campinas. Ele atuou na década de 1950 na indústria metalúrgica e integrou o movimento sindical. Na década de 1960 assumiu a presidência da Associação dos Moradores do Jardim São Vicente. No final da década, Antonio Panutto integrou a equipe do gabinete do então prefeito Orestes Quércia, atuando, inclusive, como chefe de gabinete.
Em 1972 concorreu pelo então MDB à eleição para vereador, tendo ficado como primeiro suplente e assumindo como titular em 1974. Nas eleições de 1976 se elegeu vereador, permanecendo até 1982.
Neste mesmo ano, tentou, sem sucesso, nova reeleição para vereador, abandonando a política partidária. Contudo, Antonio Panutto nunca deixou o exercício da política, sempre demonstrando preocupação com as injustiças sociais brasileiras. Até 1991, ano de sua morte, ele atuou na Prefeitura de Campinas. Panutto deixou viúva, Leonilda Ferreira Panutto, e três filhos, Sandra Mara Panutto, Silvana Cristina Panutto e Peter Panutto.
HOMENAGEM
A proposta da homenagem a Panutto foi feita por Rossini no ano passado. Segundo o presidente da Câmara, o ex-vereador se destacou pela sua oratória, cultura e erudição. “Era uma pessoa muita técnica e muito séria”, disse. Rossini ainda enfatizou a contribuição do então parlamentar no processo de fortalecimento do Poder Legislativo, inclusive na elaboração das regras do Regimento Interno da Câmara na ocasião.
“Denominar Antonio Panutto a sala da Presidência é mais do uma justa homenagem, é valorizar aquele que, no exercício do mandato, representou com dignidade e maestria uma função tão importante para o município, que é ser vereador. Para mim é uma honra, como presidente, poder prestar homenagem a Antonio Panutto, que realmente é uma referência do Legislativo de Campinas."
A cerimônia de homenagem ao ex-vereador reunirá, a partir das 17h, os atuais parlamentares, autoridades e familiares. “Estou muito feliz e honrado com esta homenagem realizada pela Câmara Municipal de Campinas, por iniciativa do presidente da Casa, Luiz Rossini. Refletir sobre a história de meu pai no município de Campinas e ver esta bonita história se encontrando com a minha, na qualidade de secretário municipal de Justiça, é motivo de grande orgulho pessoal”, disse Peter Panutto.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.