COPA DO MUNDO

Evento em Hortolândia resgata tradição de pintar as ruas para torcer pelo Brasil

Manifestação popular antiga reuniu adultos, adolescentes e crianças

Thiago Rovêdo/ [email protected]
24/11/2022 às 08:55.
Atualizado em 24/11/2022 às 08:55
Garotada literalmente “pintou e bordou” durante a atividade de colorir desenhos na rua em alusão à Copa doMundo (Kamá Ribeiro)

Garotada literalmente “pintou e bordou” durante a atividade de colorir desenhos na rua em alusão à Copa doMundo (Kamá Ribeiro)

Com o propósito de resgatar manifestações populares antigas que antecedem a Copa do Mundo, um grupo realizou no último sábado a 5ª edição do AnimaHorto de Copa do Mundo. O evento, aberto ao público, contou com brincadeiras e pinturas de ruas entre as vias Sérgio Franco Giraldes e Francisco Martins Gimenes, na Vila São Pedro, em Hortolândia. Dezenas de crianças e adultos prepararam a área e agora estão na expectativa do jogo do Brasil, que acontece nesta quinta-feira (24), a partir das 16h.

A iniciativa foi realizada pelo Projeto Águia e o Anima Horto, que atendem a crianças e jovens da Vila São Pedro, Vila Real, Jardim das Colinas, Nova Hortolândia e Orestes Ôngaro. Um dos organizadores do evento, Reginaldo Prado contou que a iniciativa partiu da sua memória de infância, quando conviveu com a pintura de calçadas e ruas, mas que notou a falta dessa manifestação nos últimos anos e decidiu reunir crianças e adultos do bairro para reviver a tradição. 

"A pintura do tema Copa do Mundo, para mim, é uma tradição muito antiga e tem até alguns lugares onde isso ainda acontece com mais força. Aqui, em Hortolândia, principalmente até a Copa de 1994, pintávamos as ruas e era uma tradição ter isso em todos os bairros e vias. Então, reunimo-nos e decidimos resgatar essa pintura, porque tem muita criança que não vivenciou isso. E deu certo, porque observamos a empolgação deles em participar da ação", afirmou.

Além de uma grande bandeira, que vai de uma calçada até a outra da Rua Francisco Martins Gimenes, os moradores também fizeram desenhos menores para simbolizar o evento mundial de futebol. "Na verdade, essa iniciativa foi tão gratificante que relembrou o nosso passado. Antigamente tinha muito disso, mas hoje, essa tradição se perdeu um pouco. Então, é maravilhoso, porque é um incentivo às crianças, faz parte da educação e cultura e nos incentiva a participarmos e ajudar", contou o técnico em telecomunicações Ricardo Gomes, de 42 anos.

O jovem aprendiz Pablo Henrique Souza, de 18 anos, estava tão empolgado com a iniciativa que quis até mesmo estar presente durante o trabalho da organização. "Ajudei com tudo mesmo, não fiquei só na pintura. Quando o pessoal foi comprar a tinta, fui junto, também me dispus a montar os brinquedos ali embaixo na rua e estive presente em todas as atividades. É muito importante relembrar essas tradições, porque a Copa do Mundo é um momento divertido na vida de todo mundo", disse.

A estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo será nesta quinta-feira contra a Sérvia. Depois, o time enfrentará a Suíça no dia 28 de novembro, às 13h, e ainda Camarões dia 2 de dezembro, às 16h.

Telão

A Prefeitura de Campinas instalou um telão no Largo do Rosário para transmitir os jogos da Copa do Mundo. O equipamento, que já está sendo chamado de "super telão", tem 12 metros de largura por 7 metros de altura e proporciona uma sensação de "estar no campo", segundo os organizadores. "A população ficará ainda mais animada para torcer e vibrar nos jogos da Seleção Brasileira durante o Campeonato Mundial de Futebol no Catar", comemorou o prefeito de Campinas, Dário Saadi. 

Além de retransmitir as partidas do Brasil, também está sendo oferecida uma programação cultural e de entretenimento com quatro filmes, em parceria com a EPTV, detentora dos direitos dos jogos e dos filmes. Uma estrutura robusta foi montada na área central da cidade para garantir segurança e comodidade ao público. Na praça do Fórum se reúnem vários food trucks funcionando em todos os dias do evento esportivo. 

Os banheiros químicos estão distribuídos em todo o entorno do Largo do Rosário e da Praça do Fórum. 

A fase eliminatória, caso o Brasil confirme presença, também será exibida de acordo com a programação elaborada pela Fifa. O telão está instalado no Largo do Rosário até o dia 18 de dezembro, quando será disputada a final da Copa do Mundo.

Além de mostrar as partidas do Brasil, também está sendo oferecida uma programação cultural e de entretenimento com quatro filmes, cujas datas já estão confirmadas: dias 30 de novembro; 7 de dezembro; 9 de dezembro e 14 de dezembro. As sessões serão às 19h30, depois da apresentação dos corais, que começam às 18h30. Cadeiras serão disponibilizadas para o conforto do público.

O secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, demonstra total confiança no hexacampeonato da Seleção Brasileira. "Tenho a certeza de que a Seleção disputará os sete jogos e o Largo do Rosário vai ser palco de grande festa. O Brasil está pronto para comemorar o título. Sugiro que a gente mande aquela energia boa para eles. Vamos torcer!", disse Vanin.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por