SUCESSO DE PÚBLICO

Evento em homenagem às mulheres atrai famílias ao Correio Popular

Com palestras, feira, gastronomia, música e dança, atrações selecionadas conquistaram pessoas de todas as idades e perfis

Da Redação
03/03/2024 às 11:48.
Atualizado em 03/03/2024 às 11:48
Cerca de 50 expositores ocuparam o saguão interno do Correio Popular com produtos artesanais, roupas, calçados e acessórios; na parte externa do prédio, espaço gastronômico foi montado para atender o público (Alessandro Torres)

Cerca de 50 expositores ocuparam o saguão interno do Correio Popular com produtos artesanais, roupas, calçados e acessórios; na parte externa do prédio, espaço gastronômico foi montado para atender o público (Alessandro Torres)

Um dia inteiro de atividades lúdicas e culturais marcou o evento “Mulheres no Correio Popular” neste sábado, dia 2. Cerca de 50 expositores ocuparam o saguão interno do Correio Popular com produtos artesanais, roupas, calçados e acessórios, enquanto no pátio externo food trucks ofereceram cardápios variados, bebidas e petiscos servidos em mesas ao ar livre. As famílias que participaram do evento com seus filhos puderam se divertir com várias atrações, como o "mágico palhaço" Tachinha, que circulava pelo evento surpreendendo os visitantes com pequenos números de mágica, a contação de histórias, jogos e diversas dinâmicas interativas. Os adultos se dividiam entre as bancas de produtos e serviços e as palestras que aconteciam no auditório. O evento começou às 9 horas e durou cerca de oito horas, finalizando às 17h, com palestras e apresentações acontecendo de hora em hora.

Amanda Albertini, mãe de três filhos, trouxe o mais velho com o grupo de escoteiros GE Craós para assistir a contação de histórias no auditório e achou “muito interessante poder oferecer às crianças essa experiência de conhecerem o mundo do jornal de forma materializada”. Também esteve no evento a Miss Campinas Larissa Guerreiro, 26 anos, que elogiou o dinamismo das atividades e a interação proposta. “Eu me surpreendi com o espaço e com a variedade de empreendedores”, comentou Mariluce Demonte, 81 anos, que acompanha o Correio Popular desde criança, época em que os pais assinavam o jornal. Os filhos, claro, deram continuidade à tradição. “Precisam usar mais esse espaço, não tinha idéia que era tão amplo”, comentou.

No saguão interno, duas expositoras, Karla Angelina e Iraciara da Costa, explicaram que eventos como o de sábado (2) ajudam a atingir um público maior, mais diversificado e, principalmente, trocar experiência com outras pessoas.

"Eu vendo produtos feitos com tecidos importados do continente africano, desde roupas para crianças e adultos, até acessórios, mochilas, bolsas, pochetes. Foi bem legal (participar), fiz contato com uma estilista que passou aqui, conhecia outras colegas. Foi bem gostoso", relatou Karla. Ao lado dela, Iraciara, artesão que produz cerâmicas vitrificadas, concordou. "Fizemos ótimos contatos, conhecemos muita gente bacana"

Bastante acostumado com eventos culturais, o presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada, contou que se impressionou com o grupo popular de percussão “Caixeiras das Nascentes”, formado por mulheres que têm a música como forma de partilha e celebração. "Para mim, foi uma novidade. Nunca tinha visto. Eu fiquei surpreso, são várias pessoas de várias idades, senhoras, crianças, todos se movimentando ao som da música. A letra, o canto... a animação dessa turma é maravilhosa."

Ao lado dele, a esposa Cecilia Mayumi Shirassawa também elogiou a apresentação e a animação contagiante do grupo. "Elas falaram que vão até trabalhar com a mesma alegria, vão cantando. Acho que vou aprender para também ir trabalhar cantando e dançando (risos). Achei isso muito legal, estou gostando do evento."

Em nome do grupo formado por cerca de 50 mulheres, Maria Cristina Bueno, a 'Cris Caixeira', revelou que o intuito é justamente esse. "Fiquei muito feliz porque fomos acolhidas. É um espaço que já tem e está ampliando essa relação com a cultura popular. E onde tem cultura popular, tem felicidade. É uma característica dela, ela é de todos. Não é uma apresentação, é uma coisa muito mais amorosa."

A secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, destacou a ideia inovadora do Correio Popular. Logo após comprar um produto de uma das expositoras, a secretária elogiou o espaço aberto para mulheres que são empreendedoras e trabalham com economia criativa.

"Fico muito contente com a iniciativa, pois vi que a programação cultural foi intensa. Temos que ter mais espaços na cidade para ter essa potência cultural. Fazer essa mescla de economia criativa, arte, cultura, palestras, é o segredo do sucesso. As pessoas estão atrás de conteúdo, então elas podem vir, assistir palestras, ouvir boa música... fico muito feliz. Não podia deixar de prestigiar. Acho que ganhamos um espaço cultural importante. Além disso, o Correio Popular é um grande parceiro da Secretaria de Cultura, com o Caderno C divulgando os atrativos culturais da cidade."

Toda a cobertura do evento, com os detalhes e a repercussão, será publicada no "Correio Mulher", edição especial no Dia Internacional das Mulheres, 8 de março.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por