no Paço Municipal

Evento em Campinas cadastra 500 mulheres em busca de vagas

Ação fez parte das comemorações do Dia da Mulher na quarta-feira na cidade

Bianca Velloso/ [email protected]
09/03/2023 às 09:18.
Atualizado em 09/03/2023 às 09:19
Feira da Empregabilidade realizada ontem no Paço Municipal: esperança de conseguir emprego em 2023 (Alessandro Torres)

Feira da Empregabilidade realizada ontem no Paço Municipal: esperança de conseguir emprego em 2023 (Alessandro Torres)

Em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Campinas cadastrou 500 mulheres para as mais de 400 vagas de emprego oferecidas por empresas de Campinas. O evento, intitulado Feira da Empregabilidade, ocorreu na quarta-feira (8) no Paço Municipal e foi organizado pelo Programa Mulheres Empreendedoras da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. O objetivo da feira foi promover a inserção ou a reinserção das mulheres no mercado de trabalho. A iniciativa compõe as ações comemorativas do Mês da Mulher em Campinas, que têm como slogan "O direito delas".

A perspectiva de conseguir um emprego e voltar ao mercado faz Rafaela dos Santos, de 29 anos, sorrir de orelha a orelha. "Vou ter mais qualidade de vida, vou crescer e ser independente. A gente precisa trabalhar para pagar as contas", disse Rafaela. Quem pagava as contas de Rafaela era seu ex-marido, que não apoiava a ideia da então esposa trabalhar. "Ele nunca disse formalmente que não era para eu trabalhar, mas, com atitudes, eu percebia que ele não queria. E agora que me separei, estou voltando para o mercado", disse a mulher sorridente que trabalha desde os 14 anos de idade e disse que sempre gostou muito de ganhar seu próprio dinheiro.

Pagar as contas e conseguir comprar os itens básicos de alimentação e higiene é o mínimo que se espera nos dias de hoje, mas nem sempre é uma realidade possível. Rivelli de Lucena Oliveira, 27 anos, embora não tenha formação, tem experiência em administração, está buscando um emprego na CPFL, pois os benefícios e horários flexíveis da vaga despertaram interesse na mulher que tem um filho de seis anos. "Um emprego me daria a certeza do amanhã e que eu conseguiria comprar o alimento. Teria tudo assegurado", projetou Riveli com esperança. 

A mãe Gabriela Natália Nogueria Miranda, 22 anos, foi até a feira buscar emprego na área de logística, pois, além de ter experiência na área, está fazendo um curso de carga e descarga. "A gente precisa trabalhar, ainda mais eu que tenho um filho de 4 anos. Quero dar uma vida melhor para o meu filho", disse. Gabriela foi acompanhada da amiga Joice da Silva Matos, 20 anos, que também está buscando emprego na mesma área e tem um filho com a mesma idade do filho da amiga. "Um emprego me traria estabilidade. Pagaria minhas contas", disse Joice que está desempregada há um mês e afirmou que a feira veio em um bom momento. 

A possibilidade de obtenção de independência através do emprego motivou a jovem recém-chegada de Portugal Tamires Siqueira, de 21 anos, a buscar um emprego na área de comunicação na Feira da Empregabilidade. "Eu estava em Portugal, para fazer faculdade, e voltei para o Brasil para ficar perto da minha família. Se eu conseguir um emprego aqui vai ser perfeito. Se não, eu não sei o que fazer", explicou a jovem. 

BEM Campinas 

Na tarde de quarta-feira (8), o prefeito Dário Saadi assinou o decreto que regulamenta o programa de Benefícios Eventuais de Campinas (BEM Campinas). Os benefícios são destinados a pessoas ou famílias impossibilitadas de arcar economicamente com situações de nascimento, morte, vulnerabilidade temporária e estado de calamidade pública. 

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, disse que o decreto representa um grande avanço e uma conquista para a política pública do Sistema Único de Assistência Social.

Para encerrar o Dia Internacional da Mulher, o movimento feminista de Campinas organizou um ato no Largo do Rosário, na região central da cidade. Os lemas do ato eram: "Mulheres nas ruas contra o Fascismo e em defesa da Democracia!"; "Punição para racistas, golpistas e genocidas!" e "Pelo fim da violência contra a mulher, pela ampliação dos direitos trabalhistas e pelo aborto legal e seguro!". A manifestação contou com apresentações de grupos culturais e presença de diversos movimentos de Campinas. O ato foi finalizado com uma caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por