NOVOS CONCEITOS

Evento debate melhoria da qualidade de vida urbana em Campinas

Seminário reunirá nesta terça-feira (9)profissionais da área do Brasil e do exterior e será realizado no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi

Da Redação
09/04/2024 às 08:59.
Atualizado em 09/04/2024 às 08:59
Alejandro Echeverri; Joshua Prince Ramus; Nadia Somekh; Carlos Jereissati;  Marcelo Gomes;  Tomas Alvim (Divulgação)

Alejandro Echeverri; Joshua Prince Ramus; Nadia Somekh; Carlos Jereissati; Marcelo Gomes; Tomas Alvim (Divulgação)

A proposta de morar, trabalhar, fazer compras, desfrutar de momentos de lazer e até mesmo cuidar da saúde em um raio de distância curto, onde é possível percorrer trajetos em poucos minutos, é o foco central do seminário "Novas Centralidades: o futuro das cidades", que desembarca nesta terça-feira (9) em Campinas. O evento, que terá como principal tema a melhoria da qualidade de vida urbana, reunirá profissionais da área vindos do Brasil e do exterior, e será realizado no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi ao longo de todo o dia.

Durante o evento, serão apresentados três casos que exemplificam a eficácia do tipo de visão urbanística que será discutida: London King's Cross (Inglaterra), Pedra Branca (Santa Catarina) e Casa Figueira (Campinas), este último sendo um futuro bairro planejado que será construído nas proximidades do Shopping Iguatemi. Segundo os organizadores, do Arq. Futuro, na maioria das cidades, as infraestruturas convergem para o centro, gerando vitalidade nessas áreas. Em contrapartida, territórios periféricos se formam cada vez mais distantes do centro, caracterizados pela vulnerabilidade social e pela falta de acesso aos serviços urbanos.

"Diante desse cenário, a ideia de 'novas centralidades' ganha força, funcionando como motores de desenvolvimento tecnológico, social, ambiental e econômico capazes de criar uma estrutura urbana mais equilibrada, dinâmica e inclusiva", destacam os organizadores. O debate em pauta, portanto, abordará quais mecanismos, sistemas, formas e atores podem tornar essas novas centralidades uma realidade.

Com o patrocínio da Iguatemi S.A., o evento "Novas Centralidades Urbanas" concentra-se nas tendências do urbanismo e nas tecnologias que desafiam o desenho excludente predominante no planejamento das cidades contemporâneas. Contará com a participação de especialistas do meio acadêmico, dos setores público e privado, além do terceiro setor, em palestras, debates abertos e gratuitos, e em um workshop privado.

"As experiências com novas centralidades destacam como o uso misto (residencial e não residencial), a mobilidade planejada, a gestão eficiente de recursos como água e resíduos, e a criação de espaços públicos de qualidade têm o potencial de integrar moradia, trabalho e lazer em um único bairro. A prática demonstra que a 'inclusão social' deve ser a premissa básica de todo planejamento que busque genuinamente melhorar a vida do cidadão", explica Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro e um dos organizadores do seminário.

O seminário ocorrerá das 10h às 17h20, com palestrantes renomados, como Joshua Prince-Ramus, diretor fundador do REX, premiado escritório de arquitetura sediado em Nova York, Estados Unidos; Alejandro Echeverri, destacado arquiteto do Urbanismo Social de Medellín, na Colômbia; Nadia Somekh, professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, conselheira do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e ex-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo Brasil; Marcelo Gomes, CEO da Pedra Branca Empreendimentos S.A., de Palhoça, Santa Catarina; e Carlos Jereissati, conselheiro da Iguatemi S.A.

Pela manhã, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), fará a abertura do evento. Participarão dos debates no período Joshua Prince Ramus (REX), em uma conversa com Maria Rita Silveira de Paula Amoroso (Unicamp) e Felipe Cavalcante (Somos Cidade). No período da tarde, haverá uma palestra com Alejandro Echeverri, seguida de uma conversa com Vera Santana Luz (FAU/PUC Campinas) e Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro. Em seguida, o debate "Novas Centralidades: Estudos de caso" contará com a participação de Nadia Somekh (London King's Cross, Londres), Marcelo Gomes (Pedra Branca, Palhoça, SC) e Carlos Jereissati (Casa Figueira, Campinas, SP), seguido de uma conversa mediada por Robinson Borges e Tomas Alvim. O encerramento será conduzido por Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por