ENSINO SUPERIOR

Estudantes do Provão Paulista têm até sexta para indicar curso desejado

Participantes precisam selecionar ao menos uma opção preferencial

Da Redação
20/12/2023 às 09:32.
Atualizado em 20/12/2023 às 09:32

Estudantes aprovados serão chamados para a matrícula com base na escolha; quase 43% dos incritos ainda não selecionaram o curso preferido (Alessandro Torres)

Os estudantes da região de Campinas que fizeram o Provão Paulista, nova modalidade de acesso às universidades públicas do Estado de São Paulo, têm até sexta-feira, dia 22, para registrar o curso superior de preferência. Segundo nota divulgada pelo governo estadual, cada aluno pode optar por até 11 cursos em instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O provão foi aplicado, no caso de ingresso ao ensino superior já em 2024, aos alunos da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas. O registro do curso é obrigatório para o preenchimento das 15.369 vagas do Provão. Na região de Campinas, 53 mil estudantes estavam matriculados na 3ª série em 2023. 

Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas no ensino superior a partir de parceria inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e a USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e a Univesp.

O registro de pelo menos uma opção de curso é obrigatório, uma vez que o estudante aprovado será chamado para a matrícula com base na sua escolha. Até o momento, 57,12% dos alunos inscritos no Provão Paulista já apontaram os cursos desejados.

Para dar início à escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço provaopaulistaseriado.vunesp.com.br com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

O estudante poderá selecionar entre uma e 11 opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.

As opções são distribuídas da seguinte forma: escolha de três vagas no grupo da USP, Unesp e Unicamp para o primeiro semestre. Cada estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Não é possível escolher um curso em cada uma dessas três universidades, conforme regras do edital nº 1 de 2023 do Provão Paulista;

Após escolhidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode selecionar até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre e, por fim, há a escolha de até três cursos da Univesp, neste caso para o segundo semestre de 2024. Para confirmar as opções, é preciso que cada aluno confirme suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante.

Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro, quando os estudantes saberão sobre a aprovação em um dos cursos pretendidos. Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por