CHUVA

Estragos em Campinas mobilizam força-tarefa da Prefeitura

Temporal causa alagamentos, deslizamentos e danos em unidades de saúde, com atendimento mantido

Do Correio.com
27/12/2024 às 19:25.
Atualizado em 27/12/2024 às 19:25
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) monitora e orienta o trânsito com 64 agentes de trânsito (Carlos Bassan)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) monitora e orienta o trânsito com 64 agentes de trânsito (Carlos Bassan)

A forte chuva que atingiu Campinas nesta sexta-feira, 27 de dezembro, resultou em 70 ocorrências até as 16h40, segundo a Defesa Civil. Os danos incluem alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores. A força-tarefa da Prefeitura atua para minimizar impactos.

Campinas registrou 189,8 milímetros de chuva em 48 horas, causando transtornos generalizados. A Defesa Civil contabilizou 22 alagamentos de imóveis, 9 quedas de muro e 8 deslizamentos de terra. Cerca de 51 famílias do Beco Mokarzel, em Sousas, foram removidas após o Rio Atibaia transbordar. Elas estão sendo abrigadas pela Prefeitura.

Problemas estruturais afetaram unidades de saúde e hospitais. No Hospital Mario Gattinho, houve alagamento na recepção do raio-X. Já o Ouro Verde registrou infiltrações. Apesar dos danos, os atendimentos continuam normalmente. No Centro de Saúde Paranapanema, as atividades foram suspensas e reagendadas para segunda-feira, dia 30.

Além disso, todos os parques públicos e a Mata de Santa Genebra foram fechados preventivamente devido ao volume de chuva. A situação será reavaliada no sábado.

A Emdec interditou a ponte da Estrada Municipal do Mirim, que apresenta risco de queda, e ativou uma faixa reversível na rua Coronel Quirino, no Centro. Também foram registrados seis pontos de alagamento no trânsito.

A mobilização inclui equipes de diversas secretarias municipais. Serviços como a limpeza de vias e remoção de árvores são realizados por 600 servidores. A cidade permanece em estado de atenção, com previsão de mais chuva.

Serviços úteis

Defesa Civil: 199

Trânsito: 118

Emergências: 193

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por