Os investimentos de quase R$ 15 milhões devem começar nos próximos dias
Moradores de bairros que ficam às margens da Estrada Engenheiro Luiz Antônio Laloni reclamam dos buracos na pista e da precariedade da sinalização (Kamá Ribeiro)
A Estrada Municipal Engenheiro Luiz Antônio Laloni, em Campinas, e parte da Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, em Hortolândia, vão ser completamente restauradas pelo Governo de São Paulo. Os investimentos nas duas obras, que devem começar nos próximos dias e terminar em um ano, são de quase R$ 15 milhões. Serão recuperados o pavimento, as sinalizações de solo e as placas existentes nas duas vias, além dos acostamentos existentes, das tachas refletivas (mais conhecidas como "olhos de gato") e os sistemas de drenagem. Moradores e pessoas que trafegam pela estrada campineira esperam por mudanças no local, que já teve acidentes graves no passado, inclusive com mortes.
A Engenheiro Luiz Antônio Laloni liga o Jardim Alto da Cidade Universitária, no Distrito de Barão Geraldo, até a Rodovia Governador Doutor Adhemar Pereira de Barros (SP-340), na altura do posto da Polícia Militar Rodoviária. As intervenções anunciadas pelo Governo de São Paulo acontecem em todos os 8 quilômetros da estrada municipal, com investimento total de R$ 11 milhões. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) vai ser o responsável pela gestão e a fiscalização do contrato da obra, que será executada pela Copav Construtora e Pavimentadora Ltda. A reportagem do Correio Popular foi ao local e constatou vários buracos na via, além de placas e sinalização de solo quase ilegíveis, e muito mato alto na faixa de domínio da pista.
Já a Sabina Baptista de Camargo faz a interligação da região do Jardim Santa Rita de Cássia, em Hortolândia, até a Estrada Velha Campinas-Monte Mor, passando pelo Jardim Novo Ângulo e próxima da Penitenciária de Hortolândia. As obras, nesse caso de R$ 3,9 milhões, serão em um trecho de 3,3 quilômetros considerados em situação crítica pelo Governo Paulista. O DER-SP, no entanto, não especificou os pontos exatos que receberão as intervenções até o fechamento desta edição. Mas assim como nos trabalhos da estrada de Campinas, o departamento gerenciará e fiscalizará o contrato. A Carreira Miguel Construções Ltda foi a escolhida para fazer as obras em Hortolândia. Vários 'remendos' no asfalto foram flagrados pela reportagem na Sabina Baptista de Camargo, além da ausência de placas e de sinalização de solo, e de mato alto nas laterais da estrada.
Em nota, o DER-SP explicou que não vão ser necessárias as interdições totais das duas vias municipais, mas parciais e intermitentes com o sistema de "pare e siga". "A escolha das obras leva em consideração a análise técnica das necessidades de melhorias na infraestrutura da região. Além dessas obras, o programa "SP pra Toda Obra" também inclui investimentos em estradas municipais de mais 10 municípios da região de Campinas: Águas de Lindóia, Lindóia, Pedra Bela, Jarinu, Bragança Paulista, Joanópolis, Campo Limpo Paulista, Monte Alegre do Sul, Conchal e Mogi Mirim, que ocorrerão simultaneamente às obras de Campinas e Hortolândia", informou.
A respeito da falta de poda nas faixas de domínio das duas estradas, o DER-SP alegou que isso é de responsabilidade das prefeituras de Campinas e Hortolândia, que administram as vias. Por meio de nota, a Prefeitura de Campinas informou que a subprefeitura de Barão Geraldo faz a roçagem, periodicamente, na estrada municipal e que próxima roçagem está programada para até o início do mês que vem. "Em alguns trechos da estrada municipal, de áreas particulares, os proprietários são notificados a fazer a limpeza, por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofivt)", ressaltou a administração. Também por intermédio de nota, a Prefeitura de Hortolândia explicou que ainda não tem conhecimento de verbas destinadas pelo Governo Estadual para recuperação de estradas na cidade. Destacou ainda que o município periodicamente realiza ações de poda do mato e limpeza no local citado pela reportagem. "No final do mês passado, as equipes da Administração Municipal concluíram a ação em um trecho da Avenida Sabina Baptista de Camargo", exemplifica a nota.
RECLAMAÇÕES
Existem vários condomínios e casas localizadas na beira da Engenheiro Luiz Antônio Laloni, com bairros com características rurais. Colônia Tozan e Bosque das Palmeiras são dois deles. Faxineira de um dos condomínios existentes na região, Sandra Conceição de Souza mora há 20 anos no Village Campinas. Ela comentou que os acidentes de trânsito na estrada municipal são comuns. "É uma estrada muito esburacada. Os carros têm de desviar para evitá-los, e aí acabam batendo em outros que estão no sentido contrário. Vários atropelamentos de pessoas e animais já aconteceram da mesma forma. Os pedestres que precisam de ônibus, como eu, passam muito aperto aqui. O risco para nós pedestres é muito grande", contou.
Paulo César de Souza vive há 24 anos em uma casa localizada às margens da Engenheiro Luiz Antônio Laloni. Ex-mecânico e marido da dona de uma padaria no Bosque das Palmeiras, ele disse que seriam necessárias a instalação de mais acostamentos na estrada municipal. "Ela é uma estrada muito estreita, nos dois sentidos. Acaba se tornando muito perigosa. O pessoal abusa muito da velocidade por aqui."
Cláudio da Costa utiliza a via todos os dias de carro. Ele já não tem esperanças de ver melhorias na estrada, apesar do investimento anunciado pelo Governo de São Paulo. "Mais lombadas seriam necessárias aqui para evitar que mais acidentes aconteçam. No ano passado, por exemplo, um homem saiu do Bosque das Palmeiras e foi acertado por um carro que já vinha na via, mas em alta velocidade", detalhou.
INVESTIMENTO
O programa "São Paulo pra Toda Obra" foi anunciado na última quinta-feira pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) como "o maior programa de modernização do sistema rodoviário da história do estado", com um investimento que soma R$ 30 bilhões para melhorias em rodovias públicas e concedidas. A iniciativa inclui mais de 1,5 mil obras que visam garantir melhor infraestrutura e segurança viária, geração de empregos e desenvolvimento econômico.
O conjunto de obras abrange aquelas concluídas nos anos de 2023 e 2024, intervenções em andamento e as futuras a serem lançadas ao longo do mandato do atual governador. No evento, Tarcísio de Freitas anunciou o início de 62 novas obras, que somam um aporte de R$ 1 bilhão. Dentre elas, as de Campinas e Hortolândia. "O programa não trata só de asfalto, concreto, máquina e engenharia. Estamos falando de gente, porque são as pessoas que vão se beneficiar desse empreendimento, com a diminuição do tempo de viagem e o aumento da segurança. Estamos falando do pai que vai ficar mais tempo com os filhos, da mãe que ficará despreocupada porque o filho vai sair e voltar em segurança e do produtor rural que vai deslocar sua produção com menos custos e transtornos. É prosperidade nos quatro cantos do estado", defendeu.
A estimativa é que a iniciativa gere um total de 252,6 mil postos de trabalho, sendo 86,7 mil nas obras já entregues e 168,8 mil nos serviços em andamento e nos projetos futuros. Serão 34,7 milhões de pessoas beneficiadas em mais de 540 cidades.
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