A região de Campinas recebeu o primeiro sistema eletrônico ponto a ponto do Estado de São Paulo há nove anos: foi instalado na Rodovia Santos Dumont (SP-075) (Kama Ribeiro)
O Governo de São Paulo iniciou estudos para a implantação do sistema de pedágio ponto a ponto (PaP) em rodovias paulistas, com os motoristas passando a pagar a tarifa por distância percorrida e não mais ao cruzar as praças de cobrança. O modelo funciona há nove anos na Região Metropolitana de Campinas (RMC) e está em operação em quatro rodovias, mas restrito a moradores de sete cidades ou motoristas cadastrados. Quando o novo sistema ponto a ponto entrar em funcionamento, determinados motoristas pagarão menos, mas em contrapartida, outros poderão pagar mais para trafegar pelas rodovias, dependendo do percurso e dos locais onde os sensores forem instalados.
É o que ocorre na primeira rodovia do Estado onde o ponto a ponto (PAP) foi implementado há nove anos — a Santos Dumont (SP-075). O sistema possibilita economia de 59,21% no trajeto entre Indaiatuba e Campinas, exclusivamente aos moradores ou empresas de Indaiatuba e com carro de passeio ou picape licenciada no município. Em um percurso de 15,6 quilômetros até Campinas, o proprietário do veículo paga três tarifas diferentes a partir da praça de pedágio no km 62 da Santos Dumont. Nesse local, o valor com o PaP é R$ 2,80. Depois, ele pagará mais R$ 1,20 no pórtico instalado no Km 66+700 e R$ 2,20 no Km 70+650. Em um trajeto de ida e volta, o custo total é de R$ 12,40. Se fosse pagar a tarifa cheia nos dois sentidos diretamente no pedágio, o valor seria de R$ 30,40.
“O sistema é muito bom, permite uma boa economia”, diz o motorista de táxi Francisco Pinheiro, de Indaiatuba. Ele o utiliza desde a implantação na SP-075, em 2013. O funcionamento é simples, semelhante ao pagamento automático disponível nos pedágios, estacionamentos de shopping e outros locais. O proprietário do veículo instala uma tarjeta eletrônica, a chamada tag, no para-brisa do veículo, com a tarifa sendo cobrada ao passar pelas cabines nas praças de pedágio ou pórticos instalados ao longo da rodovia.
Por outro lado, o sistema permite a cobrança em locais onde não há pedágios. “Para ir a Viracopos ou Campinas, é vantajoso, mas perdemos dinheiro quando vamos para Salto, Itu ou Sorocaba”, reclama o taxista José Crepaldi, de Indaiatuba. Nesse trecho de 47 km, não há praça de cobrança. Ou seja, os motoristas de outras cidades não pagam nada. Porém, os condutores de Indaiatuba gastam R$ 23,60 na ida e volta por causa dos quatro pórticos até Sorocaba.
O sistema efetua a cobrança por quilômetro que o motorista percorre na rodovia (Kamá Ribeiro)
Projeto-piloto
A forma de cobrança e a tecnologia do sistema ponto a ponto do projeto-piloto da Rodovia Ayrton Senna servirão de modelo para futura implementação nas estradas paulistas. O objetivo do sistema, de acordo com o governo estadual, é proporcionar uma tarifa mais justa, com o motorista desembolsando um valor proporcional aos quilômetros percorridos.
O pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou débito direto na conta bancária. O controle do gasto pode ser feito no aplicativo disponível para telefones celulares com sistema Android ou iOs.
SISTEMA PONTO A PONTO NA REGIÃO:
✔ SP-075 (RODOVIA SANTOS DUMONT)
Foi a primeira a adotar o pedágio ponto a ponto no País. Em funcionamento desde fevereiro de 2013, tem direito ao cadastramento e utilização do sistema qualquer pessoa ou empresa residente ou instalada em Indaiatuba, que seja proprietária de veículo de passeio ou picape emplacado no município.
✔ SP-360 (RODOVIA ENGENHEIRO CONSTÂNCIO CINTRA)
Apenas os veículos licenciados no município de Itatiba, cujos condutores residam nos nove bairros do município localizados próximos à praça de pedágio do km 77, podem aderir ao sistema. São eles: Champirra, Chavine e Castro, Citrus São Jorge, Encosta do Sol, Nova Champirra, Parque da Fazenda, Pinhal, Princesa da Colina e Venda Nova.
✔ SP-340 (RODOVIA GOVERNADOR ADHEMAR DE BARROS, CONHECIDA COMO CAMPINAS-MOGI)
É a única estrada onde o sistema é aberto para qualquer usuário e qualquer veículo, mas o serviço atende apenas aos motoristas previamente cadastrados. Eles pagam a tarifa de R$ 6,90 na praça de pedágio de Jaguariúna e no pórtico existente no km 147.
✔ SP-332 (RODOVIA PROFESSOR ZEFERINO VAZ, CONHECIDA COMO CAMPINAS-PAULÍNIA)
O sistema está disponível para os moradores com veículos licenciados nos municípios de Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho e Conchal.
Fonte: Artesp