NOVA DATA

Estado adia início do Provão Paulista para quarta-feira

Secretaria Estadual de Educação alegou que o motivo para a mudança de data foi a anunciada greve dos metroviários e ferroviários

Da Redação
28/11/2023 às 09:05.
Atualizado em 28/11/2023 às 09:05

Uma das escolas que aplicará o Provão Paulista coloca aviso para os estudantes; são 37,1 mil alunos participantes na cidade de Campinas (Kamá Ribeiro)

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc-SP) marcou para quarta-feira (29) o início da realização do Provão Paulista, adiado devido ao anuncio de greve dos funcionários de trens e metrô da Capital. Em todo o Estado, mais de um milhão de estudantes da rede estadual de ensino buscam acesso às universidades públicas paulistas através do novo modelo de acesso ao ensino superior.

Em Campinas, 31,7 mil alunos farão as provas nos dias 29 e 30 de novembro. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Educação, a medida foi adotada por conta da paralisação anunciada pelos metroviários, ferroviários e funcionários da Sabesp, e vale para todo os 645 municípios. O objetivo é garantir que nenhum aluno seja impactado no dia da avaliação. Em todo o Estado 1,2 milhão de estudantes se inscreveram, entre eles cerca de 1,7 mil alunos de outros estados.

Pela nova data, o Provão Paulista da 3ª série do Ensino Médio será dia 29, das 8h às 12h, e 30 de novembro, das 8h às 13h. O segundo dia de provas terá uma hora a mais de duração por conta da redação. Os outros estudantes matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio farão provas nos dias 1º e dia 4 de dezembro. Os estudantes da 2ª série fazem a prova no período da manhã - das 8h às 12h nos dois dias - e os estudantes mais novos, da 1ª série, no período da tarde, das 14h às 18h, nos dois dias.

Todos os estudantes das três etapas do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais dos 645 municípios, nas escolas municipais e nas unidades do Centro Paula Souza, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), farão as provas em suas próprias escolas. É preciso estar atento, porém, ao horário de aplicação das provas, uma vez que estudantes que estudam no período da manhã podem fazer provas no período da tarde, e vice-versa. O mesmo acontece com estudantes do período noturno, uma vez que as provas serão aplicadas apenas no período da manhã ou tarde. Alunos que trabalham devem pedir a comprovação da participação nas provas diretamente à secretaria de sua escola.

Alunos matriculados nas primeiras séries do Ensino Médio devem obrigatoriamente participar das provas deste ano, uma vez que a nota desta primeira edição será considerada quando ele estiver na 3ª série. Alunos que não estão matriculados em 2023 na rede estadual e nas redes municipais paulistas, ou nas Etecs, farão as provas na cidade de São Paulo. Os resultados serão divulgados pela Secretaria da Educação na segunda quinzena do mês de janeiro.

Como prevê o edital, a Educação divulgará três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.

A mudança das datas foi à solução encontrada para “não prejudicar os estudantes da rede estadual, que em sua maioria dependem do transporte público”, afirmou a pasta em nota na qual faz intensas críticas à greve.

VAGAS

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) são as unidades participantes. Ao todo, são 15.369 mil vagas oferecidas para 2024, 1,5 mil na USP, 934 na Unesp e 325 na Unicamp.

Já na Univesp e nas Fatecs serão oferecidas 2.620 e 10 mil vagas, respectivamente. Todas as vagas são distribuídas proporcionalmente e igualitariamente entre estudantes da rede estadual de ensino, Etecs, estudantes de outras redes públicas do país e autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A parceria das instituições com a Seduc-SP prevê ainda um auxílio a ser pago pelo órgão estadual para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além desse benefício, na Unicamp, os estudantes que ingressarem pelo Provão terão acesso, considerando-se sua condição socioeconômica, a auxílios como moradia, alimentação, transporte, entre outros.

Cada estudante pode escolher até três cursos, em duas das três universidades públicas estaduais para o primeiro semestre. Por exemplo, dois cursos na USP - em qualquer campus - e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Escolhidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre. Por fim, é possível optar por até três cursos da Univesp, neste caso para o segundo semestre de 2024. Esse processo deve ser feito até o dia 8 de dezembro.

"O Provão Paulista Seriado está entre as mais importantes políticas públicas implantadas pelo Estado neste ano de 2023. É entusiasmante conversar com a nossa rede e saber que, lá na ponta, estudantes estão vislumbrando uma vaga nas instituições públicas paulistas de ensino superior", afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por