ARTE URBANA

Estações de ônibus recebem grafites para inibir vandalismos

Ação foi feita nas estações BRS Concórdia, Santa Clara e Maracanã, todas do Corredor BRT Campo Grande

Da Redação
21/03/2024 às 08:38.
Atualizado em 21/03/2024 às 08:38
Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos) embelezaram os espaços com artes inspiradas em temas relacionados à mobilidade urbana (Divulgação)

Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos) embelezaram os espaços com artes inspiradas em temas relacionados à mobilidade urbana (Divulgação)

Três estações do corredor Campo Grande ganharam cara nova. Com grafites inspirados em temas relacionados à mobilidade urbana, as estações BRS Concórdia, Santa Clara e Maracanã receberam, entre os dias 16 e 19 de março, os traços coloridos dos artistas Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos). O projeto piloto da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) busca ocupar as estações com as artes urbanas para inibir e combater o vandalismo, além de oferecer um espaço mais agradável a quem embarca e desembarca nos locais.

A grafitagem foi realizada em ambos os sentidos das três estações, que foram as últimas infraestruturas do Corredor BRT Campo Grande a entrarem em operação, no dia 19 de janeiro. Neste mesmo dia, foi registrado um caso de vandalismo: a estação Maracanã amanheceu pichada, no sentido Centro-bairro.

“A ocupação das estruturas com o grafite é, também, uma forma de manutenção preventiva. Estamos preservando um equipamento essencial ao usuário do transporte público. E convidamos a população a defender estes espaços, mantendo este cuidado”, explica o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete.

Em 2023, a Emdec registrou 73 ocorrências de estações BRT vandalizadas, gerando um prejuízo de mais de R$ 200 mil, gastos pela Emdec com a manutenção das estruturas.

GRAFITAGEM NO MÊS DA MULHER

Enaltecendo a ocupação de diversos espaços pelas mulheres e tendo como exemplo as agentes da mobilidade urbana, um painel foi grafitado pelos artistas Cabelin e Kranium na sede da Emdec, na Vila Industrial, nos dias 9 e 10 de março. Para a ilustração, que também celebra os 30 anos da Emdec, Cabelin se inspirou na agente da mobilidade urbana Edna Aparecida dos Santos, que atua em ações educativas.

Ex-estagiário da Emdec, nos anos de 2009 e 2010, Cabelin, que também é professor de artes, conta que a passagem pela empresa o ajudou a enxergar a possibilidade de aliar a arte à mobilidade urbana, sobretudo com o grafite, que dialoga com as pessoas que estão em movimento pelas vias públicas.

Em janeiro, a dupla de artistas também levou essa perspectiva à Minicidade da Emdec, espaço educativo que promove a experiência de circulação pela cidade a crianças de 5 a 11 anos, na sede da Emdec. Diversos grafites que tocam em temas como como inclusão, acessibilidade, diversidade, cidadania e valorização do transporte público podem ser conferidos no local, em visitas previamente agendadas pelo aplicativo “Emdec” (botão “Visita Educativa”) ou pelo site (www.emdec.com.br).

VANDALISMOS

Em 2023, Campinas registrou uma onda de vandalismo, principalmente no mês de setembro, com mais de 16 atos registrados no início do mês contra imóveis, equipamentos de lazer e esportes, terminais de ônibus, sanitários públicos e até mudas de árvores. “Quando um bem é depredado, a população perde porque não usufrui dos serviços, e a Administração Pública, porque gasta mais para repor o que foi danificado. Importante lembrar que vandalismo é crime, conforme artigo 163 do Código Penal brasileiro", se manifestou a Prefeitura em nota divulgada na época.

No período de janeiro a 10 de outubro de 2023, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou 75 ocorrências (vandalismo, acidentes com danos e furtos) que resultaram em danos a terminais e estações dos três Corredores BRT (Campo Grande, Perimetral e Ouro Verde). Na época, os dados detalhados mostraram o registro de 44 ocorrências de vandalismo, 20 acidentes com danos na infraestrutura das estações e terminais e 11 casos de furtos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por